fbpx

Skincare: conheça os mitos e verdades dos cuidados com a pele

Mulher de cabelo preto fazendo skincare
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Saiba o que é essencial no skincare e o que é dispensável na rotina de cuidados!

O termo ‘skincare‘ vem dominando as redes sociais há alguns anos, com tutoriais longos e diversos produtos para a pele recomendados por influenciadoras, celebridades e blogueiras. 

No entanto, é fundamental que toda rotina de cuidados com a pele seja orientada por um médico dermatologista, que é o profissional habilitado para avaliar as características e necessidades de cada pessoa. 

Além disso, é importante que as mulheres conheçam alguns mitos e verdades sobre o skincare, a fim de evitar excessos e erros. 

Para te ajudar a tratar a sua pele da forma correta, preparamos este conteúdo que mostra o que é, de fato, essencial no skincare. Confira!

O que é skincare?

Skincare é uma palavra que vem do inglês e significa ‘cuidados com a pele’. Basicamente, este conceito remete a técnicas de beleza capazes de deixar a pele mais saudável, bonita e com viço, tanto na área do corpo quanto do rosto.

Geralmente, essa rotina de cuidados começa pela manhã e segue durante a tarde e noite. 

A maioria das pessoas usa uma série de produtos para dar conta de demandas específicas da pele. Por isso, antes de iniciar uma rotina de skincare, é essencial descobrir exatamente qual é o seu tipo de pele e os produtos adequados às suas necessidades.

Há também passos importantes relativos à alimentação e à exposição ao sol que devem ser seguidos por quem quer ter uma pele saudável.  

A derme é o maior órgão do corpo humano, e realmente merece uma proteção especial contra os raios UV, a poluição e, até mesmo, contra substâncias tóxicas com as quais temos contato no dia a dia. 

Cuidar da pele é um ato que pode fazer muito bem para a autoestima e o bem-estar. Além disso, o skincare correto evita o envelhecimento precoce, o surgimento de doenças e de irritações na pele.

Contudo, para fazer uma rotina adequada de skincare, é preciso desmistificar algumas ideias. Veja abaixo uma lista de verdades e mitos sobre os cuidados com a pele!

VERDADE: Dormir com maquiagem faz mal

Ir para a cama com resto de maquiagem na pele é um erro que muitas pessoas cometem, e que traz diversos prejuízos. 

É durante o período da noite que é feito o metabolismo das células da pele e, justamente nesse momento, a absorção de nutrientes também fica mais ativa.

Por isso, quando há uma obstrução dos poros, a pele não consegue respirar devidamente, e isso pode causar espinhas, cravos, marcas e oleosidade. 

Ficar com uma alta quantidade de produtos no rosto por um período prolongado faz com que a pele também fique ressecada e sem viço

Se essa prática é feita com frequência, ela pode gerar até mesmo uma aceleração do envelhecimento e uma inflamação crônica da pele.

Por isso, é importante que a limpeza facial sempre seja feita com um demaquilante ou água micelar. Em seguida, o rosto deve ser lavado com um sabonete adequado para o tipo de pele de cada pessoa. 

MITO: Não é necessário usar filtro solar no frio ou dentro de casa

Usar filtro solar é um passo imprescindível do skincare, até mesmo quando o dia está nublado, frio ou quando a pessoa não vai sair de casa. 

O ideal é que o uso seja diário, independentemente desses fatores, pois a radiação solar indireta afeta a pele mesmo em ambientes fechados.

Apesar de as pessoas não sentirem a exposição à luz e ao calor do sol em dias frios, a radiação continua impactando a pele. Por isso, não usar filtro solar nessas ocasiões pode aumentar a incidência de manchas e sinais ligados ao envelhecimento precoce.

Além disso, a falta do protetor solar também pode aumentar o risco de câncer de pele. Vale lembrar que existem filtros para todos os tipos de pele, e que eles se adaptam a necessidades distintas.

MITO: Hidratante não deve ser usado em peles oleosas

Usar hidrante ou não pode até ser uma decisão pessoal ou uma recomendação do médico dermatologista, mas é fato que pessoas com pele oleosa também precisam manter a pele hidratada. 

Isso ocorre porque o excesso de sebo, característico da pele oleosa, não está relacionado com o nível de hidratação

É comum que, para combater os efeitos indesejados da pele oleosa, sejam usados produtos que podem gerar ressecamento. Por isso, a aplicação de um hidratante é recomendada, inclusive para neutralizar os efeitos de um possível ressecamento da pele

Nesses casos, é importante que o hidratante seja adequado. Há fórmulas que são feitas justamente para proporcionar uma absorção rápida, leve e fluida durante o skincare de peles oleosas.

MITO: A pele se acostuma aos cosméticos utilizados por muito tempo

Muitas pessoas pensam que a pele acaba se acostumando aos cosméticos que são usados por muito tempo e que, por isso, seria recomendado mudar completamente os produtos de tempos em tempos, para ter mais resultado

No entanto, isso é um mito, já que, em diversos casos, a pele precisa da ação específica e contínua de um determinado produto ou ativo. Sendo assim, o uso prolongado dos mesmos cosméticos gera resultados mais duradouros.

MITO: É preciso usar muitos produtos em uma boa rotina de skincare

Várias pessoas acreditam que uma boa rotina de skincare exige muitos produtos, além de um investimento caríssimo

Há também quem pense que é preciso dedicar muitas horas do dia a esses cuidados. Mas nada disso é verdade. 

É possível adaptar o skincare para a realidade de cada um. O essencial no cuidado com a pele é que ele seja feito sempre em quatro etapas: limpeza, hidratação, proteção e tratamento. 

Alguns especialistas afirmam que rotinas com muitos produtos e diversos passos, como é o caso do skincare coreano, por exemplo, podem até prejudicar a epiderme.

Por isso, o essencial é investir em um gel de limpeza, hidratante e protetor solar. Há itens complementares que podem ajudar no tratamento de acne, manchas e rugas, mas que dependem das características de cada pessoa e da avaliação do dermatologista

O mais importante é buscar produtos específicos para as necessidades de cada pele, priorizando a qualidade em vez da quantidade. 

Além disso, para ter uma pele viçosa, não basta apenas aplicar produtos no rosto, também é importante manter a hidratação do organismo com o consumo de bastante água e uma dieta com alimentos saudáveis.

Como a estética pode contribuir para o skincare?

Tratamentos estéticos são uma boa opção para contribuir com o cuidado facial do skincare. Esse tipo de tratamento usa técnicas minimamente invasivas e aliadas a novas tecnologias para estimular a produção de colágeno e aumentar a saúde e a jovialidade da pele.

Combinado ao skincare, o tratamento estético garante resultados duradouros. E o melhor de tudo é que cada tratamento pode atender a necessidades individuais, de acordo com o tipo de pele e os desejos de cada cliente. 

Entre os procedimentos faciais oferecidos pela Corpo S/A, estão:

  • Limpeza de pele fotônica;
  • Microagulhamento com drug delivery;
  • Peeling de diamante;
  • Peeling químico;
  • Laser;
  • Radiofrequência;
  • Jato de plasma;
  • Crioplace;
  • Hidratação facial. 

Todos os tratamentos são realizados de maneira personalizada, após uma Análise 360º das necessidades, da rotina e do histórico de cada cliente. 

Entre em contato com a nossa equipe, saiba mais sobre os protocolos faciais e agende sua avaliação!

Leia Mais

GENGIBRE: ALIMENTO TERMOGÊNICO

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável

O assunto de hoje? Car-na-val!

Época de muita festa, alegria, riso solto, descanso… Mas e aí, o que fazer para não perder todos os resultados obtidos até agora? Não tem

PARABÉNS CORPO S/A!!!

Em 15 de maio de 2009 na cidade de Juiz de Fora, nascia uma empresa que tinha como principal objetivo, proporcionar através dos tratamentos de