fbpx

Autocuidado: como ele é importante para a saúde mental?

Mulher segurando um cartão em que está escrito
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Entenda a relação direta que existe entre o autocuidado e o bem-estar físico e mental e saiba como a Corpo S/A pode te ajudar!

Em um mundo que exige sempre o máximo de nós, pode ser difícil encontrar tempo e disposição para o autocuidado

Realmente, são muitos os compromissos diários, a pressão do trabalho e as obrigações familiares e pessoais, mas dedicar um espaço na agenda para se cuidar, descansar e relaxar não é um capricho, mas sim uma necessidade. 

O autocuidado é fundamental para evitar sobrecargas emocionais, estresse, ansiedade e outros estados mentais que podem desencadear doenças graves, como a depressão. 

Por isso, neste Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, precisamos falar sobre saúde mental, sobre como lidar com momentos de crise e sobre como encontrar paz e equilíbrio

O que é autocuidado? 

Autocuidado é o conjunto de atividades e ações que uma pessoa pode colocar em prática para cuidar de si mesma e buscar qualidade de vida e felicidade. 

Basicamente, o autocuidado pode estar em uma massagem semanal, na terapia, em um hobby, uma atividade de lazer, na prática de um esporte e, até mesmo, na leitura de um livro ou na sessão de cinema feita em casa.

Cada pessoa sabe o que te faz bem. Por isso, o conceito de autocuidado é, muitas vezes, pessoal. Basta encontrar aquilo que traz felicidade, satisfação e empoderamento

Esse exercício de separar um tempo para cuidar de si é muito importante para que todos os aspectos da nossa vida, inclusive psicológicos, estejam em pleno equilíbrio e desenvolvimento.

Como praticar o autocuidado?

Aqui na Corpo S/A, estimulamos nossas clientes a buscarem e a praticarem o autocuidado por meio de atendimentos personalizados que vão desde as soluções estéticas que fortalecem a autoestima até os momentos de lazer e descontração que proporcionamos para que elas façam amizades, conversem e compartilhem experiências e vivências com outras mulheres. 

Essa troca é muito positiva e nos ajuda a criar um ambiente de empoderamento e fortalecimento feminino. 

Além disso, sempre reforçamos que os tratamentos estéticos são fundamentais para o bem-estar e a satisfação pessoal. Afinal, quando cuidamos de nós, alcançamos aquela sensação maravilhosa e indescritível de aceitação, amor próprio e felicidade.

Se sentir feliz na própria pele é o primeiro passo para uma vida plena e livre de cobranças externas tóxicas. 

Por que o autocuidado é importante?

O autocuidado desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar holístico e na manutenção da saúde mental e física

Ao dedicarmos tempo e atenção a nós mesmas, estamos cultivando uma base sólida para enfrentar os desafios da vida com resiliência e clareza. 

Quando promovemos algo de bom para nós, conseguimos recarregar as nossas energias, fortalecendo nossa autoestima e melhorando o nosso autoconhecimento.

Para isso, é essencial estabelecermos práticas regulares de autocuidado para lidar de forma mais eficaz com o estresse e prevenir o esgotamento físico e emocional causados por uma rotina repleta de compromissos.

Além disso, o autocuidado nos ajuda a nutrir relacionamentos mais saudáveis com a nossa família, amigos e colegas de trabalho. 

Principais formas de autocuidado

Como somos seres humanos complexos, o autocuidado envolve desde tratamentos psicológicos até estéticos, passando por atividades físicas e outras medidas que devem ser adotadas no nosso dia a dia.

Confira uma lista de atividades que são importantes dentro de um contexto de autocuidado e saúde mental: 

  • Tratamento psicológico

Lidamos com muita sobrecarga para cuidar das atividades domésticas, profissionais e familiares. Além disso, temos que conciliar, entre tantos compromissos, os nossos sonhos e uma agenda de cuidados pessoais. 

Em muitos casos, somos tomadas por estresse, depressão, crises de ansiedade e insegurança, devido à alta cobrança da sociedade por resultados perfeitos. 

Para evitar o desenvolvimento de doenças mentais e distúrbios emocionais, o contato com psicólogos é fundamental. A terapia é um momento para “descomprimir” a mente e nos deixar mais felizes.

  • Atividade Física

Além de cuidar da saúde e de prevenir doenças, a atividade física se tornou uma forma de autocuidado estético e psicológico, pois produz “hormônios do bem-estar” que fazem bem para a pele, ajudam a dormir melhor, nos deixam mais relaxadas e aumentam até a nossa libido.

  • Momentos de Lazer

Realizar atividades que te dão prazer e relaxam é ótimo para ter felicidade e saúde mental. Cada pessoa tem aquilo que adora fazer quando encontra um tempinho livre, como ler um livro, ir ao cinema, cozinhar algo diferente, passar momentos em um parque com os filhos, ir à praia, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada. Permita-se ter mais momentos como estes!

A importância do tratamento estético para o autocuidado e autoestima

O tratamento estético desempenha um papel significativo no autocuidado e na autoestima, pois não se trata apenas de melhorar a aparência externa, mas também de nutrir uma sensação interna de confiança e bem-estar

Ao cuidarmos da nossa pele, cabelo e corpo, estamos demonstrando a nós mesmas que merecemos atenção e carinho.  

Por isso, esses cuidados podem ajudar a realçar características que valorizamos e a reduzir preocupações que possam afetar a nossa autoconfiança. 

Ao sentirmos que estamos cuidando da nossa imagem, ficamos mais propensas a enfrentar o mundo com uma postura positiva e segura, o que, por sua vez, fortalece a nossa autoestima.

Portanto, o tratamento estético não é algo supérfluo, mas sim uma forma prática de expressar amor próprio e investir na nossa satisfação pessoal.

Principais tratamentos estéticos para sua autoestima

Aqui na Corpo S/A, temos excelentes soluções estéticas para o autocuidado e a autoestima. 

Abaixo, você encontra os diferenciais e características de alguns protocolos. 

  • Crioplace

Nesta solução estética, você é exposta a temperaturas extremamente baixas e a temperaturas elevadas. Este contraste entre frio e quente ajuda a eliminar até 44% das gorduras localizadas

Essa técnica é utilizada com o intuito de promover diversos benefícios, incluindo a redução da inflamação, recuperação muscular mais rápida, aumento da circulação sanguínea e melhora na aparência da pele. 

A exposição controlada ao frio intenso e ao calor estimula respostas fisiológicas do corpo, como a liberação de endorfinas e a diminuição da atividade inflamatória, resultando em efeitos positivos tanto para o bem-estar físico quanto para a saúde mental.

Além disso, o crioplace pode ser usado para ajudar no controle do peso, reduzindo a gordura corporal por meio da ativação do metabolismo e do estímulo à queima calórica. 

Em apenas uma sessão, já é possível notar os efeitos positivos desse tratamento. A Corpo S/A tem a melhor tecnologia do mercado para radiofrequência e criofrequência. 

  • Flacidez S/A

O tratamento estético Flacidez S/A é realizado com microagulhamento, crioplace e radiofrequência para estimular a produção de colágeno e, consequentemente, diminuir de forma perceptível a flacidez em algumas áreas do corpo, especialmente nas áreas internas de braços e coxas e na região abdominal.

No geral, a cliente precisa passar por uma avaliação prévia e, depois do contato com o especialista, é informada sobre o número de sessões necessárias para o tratamento surtir o efeito desejado.

  • Turbinada S/A

Como o próprio nome sugere, o objetivo deste tratamento estético para imagem e autoestima é promover o remodelamento corporal, a fim de realçar curvas. Para isso, a massagem modeladora é realizada com ventosas e com a união do vibrocell, que serve para ativar a circulação. 

Com este tratamento, a pele fica com um aspecto muito melhor. O procedimento é realizado em 10 sessões de massagem turbinada e 5 sessões de vibrocell.

Descubra qual é o melhor tratamento estético para você

Fale com a equipe da Corpo S/A e agende uma avaliação personalizada para saber qual é o tratamento estético que melhor atende suas necessidades e expectativas. Nossa missão é melhorar sua aparência, autoestima e bem-estar, com resultados reais que te deixem feliz e satisfeita com o próprio corpo.

Leia Mais

DEZ BENEFÍCIOS DA CHIA PARA A SAÚDE

O grão da chia (Salvia hispânica L.) é fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina,

Colágeno: pele bonita e corpo firme

Firmeza, elasticidade e tônus são características que passam despercebidas à pele durante muitos anos. O motivo? A aparência naturalmente jovem dispensa preocupações dessa natureza. Mas

Os melhores tratamentos para celulite

Você se sente incomodada com as celulites? Conheça formas de evitá-las e tratamentos específicos que podem te ajudar a reduzir a aparência dessas marcas.