Quantas vezes você já ouviu: o que não mata engorda?
Mas não precisa se desesperar, nada é proibido, mas existem alimentos que devem ser ingeridos com menor freqüência, você deve balancear sua dieta, e para matar a vontade, incluir somente um deles, uma vez por semana.
Segue a lista que você deve guardar, e assim facilitar a sua escolha na hora de se alimentar:
1- Refeições prontas congeladas: esse tipo de alimento semi-pronto é rico em gordura saturada, que faz subir os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
2-Embutidos (salsicha, salame,lingüiça, mortadela, presunto…): eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural, oferecendo assim os mesmos ricos do item anterior.
3-Caldos e temperos industrializados: eles possuem altos teores de sódio e glutamato monossódico. O sódio pode levar ao desenvolvimento da hipertensão ou piorar o problema se ele já existe. E o glutamato é ainda pior: o nosso organismo o utiliza como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu consumo têm sido associados com dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.
4-Biscoito recheado: “carregadas com açúcares, essas pequenas guloseimas possuem densidade energética assustadora”. Além do excesso de açúcar, os biscoitos recheados ainda contêm muita gordura saturada, o que favorece o aumento do LDL (colesterol ruim). O desequilíbrio nas taxas de colesterol é fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares graves. E, para completar, os aditivos usados para dar cor a essas bolachas também são prejudiciais à saúde e estão associados à hiperatividade e déficit de atenção.
5-Salgadinhos: são fontes de glutamato monossódico, aquele sal sódico que cria um sabor mais encorpado ao produto. Mas você já viu lá no item 3 do que esse composto é capaz.
6-Refrigerante: além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, têm uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam a liberação do cálcio e o conseqüente enfraquecimento dos ossos, facilitando a incidência de doenças como a osteoporose. E, a menos que você seja diabético, não adianta tentar os diet – eles são ainda piores! Refrigerantes contêm muitas substâncias químicas, mas pelo menos são feitos com açúcar, que é algo que o corpo reconhece e pode digerir. Já os refrigerantes diet, além de todas essas substâncias, ainda contêm aspartame como adoçante, sua metabolização gera metanol, substância tóxica.
7-Frituras: A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, e dando lugar à gordura saturada, que em excesso pode causar diversas doenças.
8-Churrasco: o problema está no processo de preparação, e não com o alimento, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.
9- Margarina: as gorduras trans não são reconhecidas pelo organismo, que não o metaboliza. Isso provoca acumulação de gordura na região abdominal e promove o aumento dos níveis de colesterol ruim e do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
10-Açúcar: o açúcar, em especial o refinado, é 100% caloria, sem valor nutricional. Quando consumido em excesso, é armazenado em nosso corpo sob a forma de triglicérides, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser calórico, pode levar à obesidade e, com ela, aumentar o risco de diabetes, hipertensão e dislipidemias.
Agende já sua avaliação na CORPO S/A e fique em forma.
FONTES:
SuperInteressante
http://rspress.homologacaosite.com.br/drbarakat/os-10-tipos-de-alimentos-mais-prejudiciais-a-saude/
Dieta no período da menopausa
Durante a menopausa, as bruscas alterações hormonais que a mulher enfrenta, fazem com que ela tenha sintomas como ondas de calor que surgem repentinamente. A