fbpx

Protetor solar: entenda a importância

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Saiba como o protetor solar funciona, quando deve ser usado e qual é o ideal para o seu tipo de pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, além de ser fundamental para a nossa sobrevivência. É a partir dela que é feita a proteção do organismo contra diferentes agentes, como bactérias, fungos e até produtos químicos. 

Como está sujeita à ação dos raios UV, é fundamental que a pele seja protegida diariamente, a fim de evitar queimaduras, manchas e doenças graves, como o câncer. 

É aí que entra o papel estratégico de um produto de extrema importância: o protetor solar

Esse é um produto criado para proteger as camadas da pele contra a radiação e, por isso, deve ser usado regularmente, e não apenas nas férias ou nos dias na praia e na piscina. 

Os componentes do protetor solar englobam substâncias que absorvem a radiação e conseguem impedir a maior parte dos danos causados pela exposição ao sol. Isso faz com que seja possível evitar o envelhecimento precoce, o câncer de pele e as queimaduras.

Entenda a importância do protetor solar para a saúde da sua pele e aprenda a escolher o produto mais adequado para uso diário. 

Protetor solar x Sol 

O sol está longe de ser um vilão. A exposição à luz solar é necessária para todos nós, mas é preciso que seja feita da forma correta, inclusive para que ocorra o fortalecimento da nossa saúde óssea e do sistema imune.

Evitar os horários de forte incidência solar, entre 10h e 16h, é uma maneira de obter apenas os benefícios do sol. Nos demais períodos do dia, a aplicação do protetor solar é obrigatória

Vale dizer que a importância de usar o filtro solar vai muito além da estética. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados mais de 175 mil novos casos de câncer de pele por ano no Brasil, o que traz um alerta ainda maior para essa questão.

Como o protetor solar deve ser usado?

Mesmo entre as pessoas que sabem que o protetor solar é necessário, ainda há muitas dúvidas sobre como ele deve ser usado. 

De acordo com os especialistas, o primeiro passo é entender que é importante passar o filtro solar todos os dias, independentemente do clima.

Nós estamos sempre expostos aos raios UV e, por isso, a necessidade de sempre passar o protetor, mesmo quando não é possível ver a incidência direta do sol. 

Além disso, também é necessário usá-lo em ambientes fechados e dentro de casa, porque os raios conseguem chegar até a pele da mesma forma.

Para o efeito do filtro solar ser o melhor possível, é importante que o indivíduo use após o banho e por volta de 30 minutos antes da exposição direta ao sol.

Os protetores solares também devem ser reaplicados ao longo do dia, principalmente se o rosto ou corpo for molhado. A recomendação dos dermatologistas é de que essa aplicação seja feita a cada duas horas.

Qual é a quantidade ideal para a proteção da pele?

Para que seja criada uma barreira protetora na pele, é preciso aplicar o produto da forma correta, de acordo com o local do corpo. 

A quantidade de filtro solar que costuma ser indicada é de 2 a 3 ml de produto, o que equivale a cerca de ‘3 dedos’ de protetor

Com essa técnica, o indivíduo coloca o produto em seus três dedos da mão e aplica na área do corpo indicada. É preciso que essa aplicação seja feita em camadas, até que o creme seja absorvido aos poucos. 

É um erro bastante comum colocar menos filtro solar do que o necessário no corpo. Por isso, não se esqueça que a quantidade deve ser abundante no corpo inteiro e que são necessários produtos diferentes para o rosto e o restante do corpo. 

Outra dica importante é não se esquecer do pescoço, que também precisa de muita proteção. 

Como escolher o protetor solar ideal?

Para escolher o protetor solar ideal, é preciso entender o que é o FPS, indicado em todos os produtos. Essa sigla significa Fator de Proteção Solar, e traz um indicador que revela quanto tempo uma pessoa poderia ficar no sol sem produzir ‘eritema’ – que é o que deixa a pele vermelha.

O recomendado para a maioria da população brasileira é um filtro solar que proteja contra os raios UVA e UVB e tenha, no mínimo, um FPS 30. Pessoas com peles mais claras ou com predisposição ao câncer de pele, no entanto, devem usar um filtro com fator ainda mais alto.

Como o ideal é usar o protetor solar no dia a dia, também é preciso escolher uma opção que seja compatível com o tipo de pele e que não cause reações indesejadas. 

Para pessoas que têm pele oleosa, por exemplo, o ideal são os ‘oil-free’, que têm a textura leve e uma absorção mais rápida.

As peles secas, por sua vez, podem se beneficiar das versões em creme, enquanto as peles mais sensíveis e irritáveis devem buscar aqueles que contam com ingredientes próprios para esses casos e que evitam irritações e alergias.

Raios UV e câncer de pele

O câncer de pele é um dos principais motivos para que todos usem filtro solar. Muitas pessoas no mundo ainda morrem dessa doença, mesmo com os tratamentos disponíveis e, por isso, as medidas preventivas, como o uso do protetor solar, são tão importantes.

Esse câncer é desenvolvido quando os indivíduos são expostos de forma excessiva aos efeitos dos raios ultravioletas sem proteção. Os raios, então, começam a entrar em contato com a pele em suas várias camadas, até que ficam totalmente dissipados por ela. 

Os raios UVA ativam a melanina e fazem com que o bronzeamento aconteça de forma rápida. Por chegar até camadas profundas, os raios também afetam o tecido conjuntivo e os vasos sanguíneos. 

Fica notável para os especialistas que os indivíduos com pele mais clara sofrem mais com esse processo, já que necessitam de uma pequena dose de radiação para iniciar um processo eritêmico, exigindo ainda mais cuidados contra o câncer de pele. 

Envelhecimento precoce 

Já é comprovado que o uso frequente de protetor solar evita o envelhecimento precoce. Isso ocorre porque o produto tem uma ação contra os raios UVA, que conseguem penetrar profundamente na pele e danificar as fibras de colágeno. 

Ao gerar esse dano, o corpo começa a produzir elastina em uma quantidade acima do normal. Esse processo, somado à contínua exposição ao sol, faz com que a pele seja reconstruída formando rugas. 

Essa comprovação apareceu, por exemplo, em um estudo do Annals of Internal Medicine. Os pesquisadores analisaram pessoas dos 35 aos 55 anos, e viram que os que utilizavam protetor solar de amplo espectro (com proteção contra raios UVA, UVB e luz visível) mostraram sinais bem reduzidos de envelhecimento da pele.

Filtro solar é cuidado pessoal

O filtro solar é uma parte essencial do cuidado pessoal e deve ser incluído na rotina de skin care diária

Para mais medidas de autocuidado e que visam uma melhoria estética com segurança e resultados de qualidade, entre em contato com a Corpo S/A! 

Nós temos os melhores protocolos e procedimentos de estética e estamos à sua espera. Agende agora mesmo o seu horário!

Leia Mais

Problemas com excesso de peso???

          O excesso de peso deixou de ser apenas uma questão Estética e sim um grave problema de saúde. Pesquisas recentes indicam que a obesidade

Novo canal no Youtube!

Nossos vídeos estão agora no YOUTUBE! Confira por exemplo este depoimento da nossa paciente Érica Salazar: Gostou? Lá no nosso canal você vai poder acompanhar

Massagem Relaxante

A massagem relaxante é uma técnica aplicada suavemente, mas com movimentos firmes por todo o corpo, o que proporciona um relaxamento muscular, diminuindo as tensões,