skincare cuidados com a pele

14 dicas para sua rotina de skincare

Atualizado em dezembro 8, 2020
Por Corpo S/A

14 dicas para sua rotina de skincare

Atualizado em dezembro 8, 2020
Por Corpo S/A

Ter uma rotina de autocuidado é essencial para cultivar o nosso amor próprio! Separar um momento do dia para tomar um banho relaxante, fazer uma máscara facial, sentir o cheirinho do hidratante, tudo isso faz muito bem para a nossa autoestima, especialmente quando vemos os resultados. 

Veja a seguir as dicas mais importantes para você ter uma rotina de skincare!

1. Cuidados gerais

A pele do rosto é muito sensível e por isso requer cuidados especiais. Água muito quente resseca a pele e deixa os poros mais suscetíveis a obstrução, aumentando o surgimento de cravos e espinhas. O ideal é lavar o rosto com água fria ou morna. Para secar, dê preferência para toalhas bem macias, para não agredir a face.

Quem quer começar o hábito de cuidar da pele todos os dias deve investir em três produtos fundamentais: o sabonete, o hidratante e o protetor solar. Já o esfoliante, a máscara facial, o tônico, o adstringente, a água micelar, a água termal e os produtos de limpeza à base de óleo não são essenciais, mas podem complementar a rotina de skincare de acordo com a sua necessidade. 

Caso você decida fazer uma rotina completa, a ordem certa é: retirar a maquiagem, limpar a pele, esfoliar, tonificar, aplicar a máscara facial, hidratar e aplicar o protetor solar. Observe na embalagem se os produtos são indicados para o dia ou para a noite.

2. Limpeza

A limpeza é o primeiro passo da sua rotina básica. Remover a oleosidade e as impurezas prepara a pele para receber os tratamentos seguintes. A indicação é lavar o rosto com sabonete duas vezes ao dia: pela manhã, assim que acordar e à noite, antes de dormir. 

Nada de usar sabonete perfumado, hein! O sabonete deve ser específico para a área do rosto. O melhor para você depende do seu tipo de pele. Alguns sabonetes possuem a versão líquida e a versão em barra com pouca diferença entre as fórmulas.

A pele do rosto é muito sensível e você não precisa de nada muito abrasivo. A limpeza em excesso e o uso de produtos muito fortes resultam na pele seca demais. Aí acontece o famoso efeito rebote: as glândulas sebáceas produzem mais oleosidade para tratar o ressecamento. Para evitar, basta usar um sabonete suave e hidratar a pele.

3. Hidratação

Hidratar a pele regularmente ajuda a manter a barreira de proteção epitelial, previne o envelhecimento precoce e pode até reduzir a oleosidade da sua pele. Depois de todos os cuidados para limpar e tonificar a pele, a hidratação parece um carinho no seu rosto!

Você pode aproveitar o momento da hidratação para massagear o rosto, o que ajuda a melhorar a elasticidade da pele, reduzir a aparência de rugas e linhas finas e modelar as feições.

Todos os tipos de pele precisam ser hidratados, e o nível de hidratação do produto ideal depende da sua pele. Peles oleosas podem preferir fórmulas em gel, peles secas podem preferir em creme, por exemplo. Existem ainda as loções, os séruns e os óleos hidratantes. Busque por ingredientes como niacinamida, ceramidas, ômegas, manteiga de karitê e vitamina E.

4. Proteção solar

Já falamos aqui que o protetor solar é o seu melhor amigo! Ele vai proteger você do envelhecimento precoce, das queimaduras de sol e de várias doenças de pele causadas pelos raios ultravioleta.

Cada protetor é diferente, e os fabricantes indicam como usar o produto para melhor eficácia contra os danos causados pelo sol. Leia sempre as instruções na embalagem para aplicar a quantidade correta. 

Se você tem pele oleosa, busque por fórmulas em gel ou oil free. Se você tem pele seca, prefira composições hidratantes. Saiba mais sobre como escolher o protetor certo para você.

5. Double cleansing

É a nova moda do momento! O double cleansing ou limpeza dupla consiste em limpar o rosto com um produto à base de óleo e depois usar o sabonete à base de água. Essa técnica coreana remove as impurezas mais profundas que o sabonete não consegue dissolver. É uma excelente dica para desobstruir os poros e remover os vestígios de maquiagem, protetor solar e outros produtos. 

Mas atenção:  É importante usar produtos próprios para a pele, pois eles têm agentes surfactantes que emulsificam o óleo para que seja enxaguado com água.

6. Esfoliação

A esfoliação é o processo de retirada das células mortas da superfície da pele, uniformizando a textura. Essa prática prepara a sua pele para receber os tratamentos seguintes. É recomendado esfoliar a pele apenas uma ou duas vezes por semana. Mais do que isso pode machucar e ainda causar um efeito “rebote”.

Há basicamente dois tipos de esfoliação: física e química. Independente do tipo, é importante fazer de forma delicada, porque a ideia aqui não é agredir a pele.

A esfoliação física é a mais conhecida e mais acessível, porque pode ser feita com esponjas, escovinhas, cremes esfoliantes ou qualquer produto suave que promova a remoção mecânica da pele morta.

Já a esfoliação química é feita à base de ativos que renovam as células, como enzimas e ácidos. Eles devem ser recomendados por um dermatologista ou esteticista.

7. Máscara Facial

As máscaras faciais podem ser hidratantes, anti oleosidade, revitalizante, nutritivas, entre uma infinidade de funções. O ideal é usar sempre uma espátula de silicone na aplicação para não contaminar o produto.

Existem máscaras reutilizáveis em gel que você pode deixar na geladeira para fazer compressas frias no rosto. Além de acalmar a pele e reduzir a aparência dos poros, são super refrescantes em dias muito quentes.

Tome cuidado com as máscaras do tipo peel off, especialmente as removedoras de cravos, pois podem aderir muito à pele e acabar removendo a barreira protetora.

8. Tônico, adstringente e água micelar

Às vezes é fácil confundir os três, não é? Isso acontece porque eles têm funções bem semelhantes. Mas se você usa um, não precisa dos outros dois. 

O tônico tem um conjunto de ativos suaves e calmantes que removem a sujeira mais profunda que não sai só com o sabonete.

O adstringente faz o mesmo, mas tem ativos mais fortes que controlam a oleosidade da pele e desobstrui os poros, ideal para peles com alta tendência a cravos e espinhas.

Já a água micelar é uma solução multiuso que limpa, tonifica e hidrata a pele de uma forma delicada. Ela pode ser usada para remover a maquiagem.

9. Escolhendo os produtos

Com a grande variedade de produtos para cuidados da pele no mercado, fica um pouco difícil saber por onde começar. Cada pele é diferente, e o que funciona para a sua amiga pode não funcionar para você. Identifique o seu tipo de pele e procure produtos que supram as suas necessidades. 

O preço nem sempre indica a qualidade. Há muitos produtos que não valem o preço, e há muitos baratinhos que podem nos surpreender. No geral, busque por marcas confiáveis e testadas dermatologicamente. 

Observe os ingredientes de cada produto. Alguns componentes podem ser comedogênicos, tóxicos e potencialmente irritantes. Evite produtos com sulfatos, parabenos, perfume e ftalatos.

10. Limpeza de pele

Tem gente que sai espremendo os cravinhos sem dó! Mas o certo é que a limpeza de pele seja feita por um profissional de estética. No entanto, se você não resiste à tentação de remover os cravos em casa, há como fazer sem se machucar. 

Para facilitar a remoção, faça uma compressa com água morna no rosto por alguns minutos. Isso vai deixar os cravos mais macios, sem precisar espremer demais para extrair.

Nunca use as unhas! Elas são cheias de bactérias e machucam o seu rosto. Use um extrator de cravos, que tem a ponta circular, para espremer de forma segura. Você pode encontrá-los na farmácia ou em lojas de cosméticos. 

Não se esqueça de jogar água fria no rosto para acalmar a pele após a limpeza caseira. Finalize com o adstringente e o hidratante.

11. Dormir de maquiagem? Jamais

A maquiagem tampa os poros, prejudicando a respiração da derme, e isso pode resultar em uma pele mais oleosa e sem vida. A maquiagem também impede o processo de renovação celular, o que causa o envelhecimento precoce. 

Mesmo nos dias em que você está muito cansada, remover a maquiagem é um passo essencial de qualquer rotina de skincare. Esta etapa vem antes de tudo, até mesmo da limpeza!

Você pode usar demaquilantes específicos ou toalhas de plush com um pouco de água morna. Os lencinhos demaquilantes podem retirar o excesso da maquiagem, mas nunca devem ser usados sem enxágue, já que há muitos componentes na fórmula que podem gerar dermatites e alergias.

12. Alimentação

A sua alimentação pode interferir muito na sua pele! Você pode fazer todos os tratamentos do mundo, mas se a sua dieta não for nutritiva e balanceada, a sua pele não vai responder! Veja como a sua alimentação pode impactar na sua pele.

13. Cuidado com as receitas caseiras

Quem nunca testou uma receitinha caseira que prometia deixar a nossa pele igual de bebê? Pois é, a verdade é que muitas dessas receitas são nocivas para a nossa pele. 

Esfoliação com café, açúcar e sal, por exemplo, podem machucar muito o rosto. Como os grãos não são feitos especificamente para esfoliar o rosto, eles têm a superfície pontiaguda, que deixa a pele muito mais sensível. No entanto, você pode usá-los para esfoliar os pés e as mãos, que são mais resistentes.

Os ingredientes como pimenta do reino, canela e abacaxi, além de não clarear as manchas, têm alto potencial para queimar a pele. Limão? Nem pensar. Outra receita extremamente abrasiva é a pasta de dente, tome muito cuidado! O azeite e o óleo de coco vão deixar a sua pele oleosa em vez de hidratada. E o talco só vai entupir os seus poros.

Se você quer uma receita caseira segura e que funciona, experimente passar levemente um cubinho de gelo no rosto após usar o adstringente. O gelo vai acalmar a pele e minimiza a aparência dos poros. 

Para reduzir a aparência das olheiras, você pode fazer compressas com soro bem geladinho. Use discos de algodão ou uma flanela limpa. 

14. Tratamentos específicos

Quando falamos de cuidados com a pele, é fundamental destacar que, se você tem alguma condição de saúde específica, sua rotina deve ser indicada por um profissional.

Eczema, psoríase, dermatite, rosácea e até mesmo aversão a produtos precisam ser tratadas e acompanhadas por um dermatologista. Não adianta jogar água termal em cima de reação alérgica e esperar milagre!

Se você tem acne intensa, talvez uma rotina de cuidados tópicos não seja suficiente para garantir o resultado desejado. Nesse caso, vale a pena consultar o seu médico para saber mais sobre outros tipos de tratamento, como a isotretinoína.

Já os tratamentos estéticos mais delicados como microagulhamento e peeling devem ser realizados por um profissional de estética.

Gostou das dicas? Leia também sobre como ter um bronzeado maravilhoso.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 14 dicas para sua rotina de skincare.


0 comentários

Você em sua melhor forma!

Converse agora com nossa equipe

Share This