Como se bronzear de forma saudável

6 dicas para ter um bronzeado maravilhoso

Atualizado em dezembro 3, 2020
Por Corpo S/A

6 dicas para ter um bronzeado maravilhoso

Atualizado em dezembro 3, 2020
Por Corpo S/A

O verão está chegando, e nada melhor do que aproveitar o céu azul e sol brilhante da estação! É uma delícia sentir o calor bronzeando a pele, mas é preciso ter cuidado para não machucar o nosso corpo. Dezembro laranja é o mês da conscientização sobre o câncer de pele, por isso separamos as dicas mais valiosas para ajudar você a ter um bronze maravilhoso e saudável.

1. O protetor solar é o seu melhor amigo

Se você pensa em pegar uma cor sem protetor solar, é melhor esquecer essa ideia! O protetor solar é necessário para todos os tipos de pele, das mais brancas até as pretas mais retintas. O óleo bronzeador também precisa ter um fator de proteção solar.

Além de proteger contra queimaduras solares e alguns tipos de câncer de pele, o protetor evita o fotoenvelhecimento. Os raios solares intensificam o aparecimento de linhas finas e rugas na sua pele, portanto proteja-se! 

No rosto, é mais interessante usar produtos próprios para essa região. Existem muitas opções de protetores próprios para pele oleosa que são bem acessíveis e mantêm o rosto bem sequinho. Você também pode optar por um protetor com cor para disfarçar algumas imperfeições, como olheiras e manchas. Peles sensíveis precisam de produtos com ativos específicos e sem ingredientes que podem causar alergias e irritações.

Cada protetor solar tem uma eficácia diferente, por isso é importante seguir as instruções na embalagem para aplicar o produto na quantidade correta. A maioria dos protetores para rosto indicam usar uma colher de chá para proteger toda a face.

De qualquer forma, todos devem ser aplicados um pouco antes da exposição ao sol. O ideal é passar no corpo antes de colocar o biquíni, já que o produto pode manchar as peças. O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas ou toda vez que você entrar no mar ou na piscina. Suou muito? Então passa de novo!

Como escolher o protetor ideal

O fator de proteção solar ideal para você depende um pouco do seu tipo de pele e do nível de proteção que seu corpo precisa. Peles mais claras precisam de um pouco mais de proteção porque se queimam com mais facilidade. O FPS 15 filtra 87% dos raios ultravioleta. Já o FPS 30 filtra 96%.

Vale destacar que a diferença para o FPS 60 é pouca, já que ele filtra 98% dos raios nocivos, então se a grana estiver curta, você não precisa investir em um protetor solar com fator de proteção maior. 

2. O sol em excesso é um grande vilão

Com esse sol maravilhoso, dá vontade de ficar na praia o dia inteiro, não dá? Infelizmente ficar exposta ao sol durante longos períodos de tempo pode ser muito prejudicial. 

A insolação, por exemplo, é uma condição muito grave causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor. Os principais sintomas são dor de cabeça, dificuldade de respirar e náuseas, podendo haver febre e até desmaios. Caso não tratada, a insolação pode causar sérios problemas no cérebro, no coração e nos rins.

O ideal é ficar alguns minutos pegando sol e passar o resto do tempo na sombra do guarda-sol. O bronze natural leva tempo, e você não vai conseguir o resultado desejado se queimar a pele. É melhor demorar um pouco para se bronzear do que sair da praia igual um camarão frito! 

Não se esqueça de que o sol de 12h às 15h é o mais quente e pode causar sérios danos ao corpo. Nesse horário, os raios ultravioleta são mais agressivos e queimam mais a pele. O melhor é se bronzear de 8h às 10h da manhã e a partir das 16h.

3. A hidratação é fundamental

Geralmente, o indicado para uma pessoa adulta é beber pelo menos dois litros de água por dia. No entanto, a verdade é que a quantidade ideal de água pode variar por fatores como peso, alimentação, clima e até as atividades praticadas no dia. Quanto mais alta a temperatura, mais o nosso corpo precisa de água. Você pode se hidratar com sucos e picolés também. A desidratação do corpo também pode causar insolação!

Depois de chegar em casa e tomar aquele banho fresquinho, é essencial passar um creme ou uma loção hidratante. Além de aumentar o conforto, a hidratação previne a descamação, mantendo seu bronzeado por mais tempo. 

Existem alguns produtos específicos para tratar a pele após a exposição ao sol. Normalmente, possuem ingredientes calmantes, como aloe vera, que diminuem a vermelhidão e ajudam na recuperação da pele. Experimente deixar o hidratante na geladeira por um tempo antes de usar, assim ele também pode refrescar a sua pele.

4. Cuidado com as receitas caseiras

Existem muitas receitas mirabolantes de óleo bronzeador caseiro. Muitas delas são extremamente perigosas porque aceleram muito a pigmentação podendo machucar muito a pele. O óleo de folhas de figo, por exemplo, pode causar queimaduras de segundo grau.

Em vez de fazer um bronzeador nocivo com cenoura, beterraba e azeite, que tal juntar esses ingredientes em uma bela salada para comer antes de ir para a praia? A cenoura e a beterraba estimulam a produção de melanina e podem ajudar o seu corpo a obter o melhor bronzeado. 

5. Me queimei, e agora?

Nada de pânico! O primeiro passo é avaliar a situação. Se o machucado for mais superficial, existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar a ardência enquanto sua pele se recupera. Hidratar a pele e beber bastante água é o básico. Você pode fazer compressas nas áreas afetadas com chá de camomila bem geladinho. Além de refrescar, também vai acalmar a pele.

É bom dar um tempo na exfoliação e nos produtos adstringentes. Evite também banhos quentes e roupas apertadas e fique longe do sol até que sua pele se recomponha. 

No entanto, se a sua queimadura estiver inchada e doendo demais, você precisa consultar um médico. Nesse caso, evite qualquer tratamento que não seja indicado por um profissional para não piorar as lesões.

6. Seus olhos também precisam de proteção

Os raios ultravioleta também trazem muitos riscos para a sua saúde ocular. Podem causar catarata precoce e degeneração macular, por exemplo. É necessário usar óculos escuros com filtro de raios UV. Além de proteger seus olhos, ainda ajudam você a fazer um charme enquanto pega aquele bronze!

Anotou tudo? Então separe seu melhor biquíni, e vamos tomar sol com segurança!

Gostou das dicas? Se inscreva na nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse!

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 6 dicas para ter um bronzeado maravilhoso.


0 comentários

Você em sua melhor forma!

Converse agora com nossa equipe

Share This