fbpx

A importância das fibras

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

índiceCom certeza você já ouviu falar de fibras, mas você sabe onde encontrá-las e qual a sua importância para a saúde?
As fibras desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Desta maneira, devemos incluir esse tipo de alimento no dia a dia. A recomendação de ingestão de fibras é de 25 a 30 gramas/dia. (equivalente a duas colheres de sopa de Farelo de Aveia, por exemplo, combinado com alimentos integrais, legumes, verduras e frutas).
Uma boa forma de consumir as fibras é acrescentá-las na salada, iogurte, sopas, entre outros. Substituir o pão branco pelo integral, incluir cereais matinais em seu café da manhã, trocar o arroz e macarrão branco pelos integrais, consumir mais frutas, verduras e legumes ao longo do dia também são bons exemplos.
Vale lembrar que as fibras só desempenham suas funções, com o auxílio da água, portanto é indispensável que a ingestão de líquidos fique em torno de 2 litros por dia, para evitar prisão de ventre e gases.
Além disso, as fibras são divididas em dois grupos: as solúveis, responsáveis pela maior saciedade e controle glicêmico, redução dos níveis de colesterol e proteção contra o câncer de intestino, e as insolúveis, que estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem constipação.
As solúveis são encontradas em frutas, cenoura, aveia, cevada, feijão, lentilha, soja e grão-de-bico. E as insolúveis em verduras, farelo de trigo, cereais integrais — como arroz, pão, torrada, aveia em flocos, granola, farelo de aveia, semente de linhaça e cereal à base de trigo.
A presença de fibras nos alimentos ajuda a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, agem favorecendo o transito intestinal prevenindo a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino. Auxiliam o controle de peso, retardando o esvaziamento gástrico, provocando maior sensação de saciedade, além de ser um fator protetor, prevenindo doenças cardiovasculares ajudando a manter bons os níveis de colesterol, triglicérides e glicose.
Quer mais dicas como esta? Venha para Corpo S/A. Agende sua avaliação gratuita!
Fonte: http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/index.php/saude-bem-estar/a-importancia-das-fibras-na-alimentacao/

Leia Mais

DEZ BENEFÍCIOS DA CHIA PARA A SAÚDE

O grão da chia (Salvia hispânica L.) é fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina,