Como elevar a autoestima

5 formas de elevar a autoestima desde já

Atualizado em novembro 9, 2020
Por Corpo S/A

5 formas de elevar a autoestima desde já

Atualizado em novembro 9, 2020
Por Corpo S/A

Responda a algumas perguntas rápidas. O quanto você se cuida? Você se valoriza? É confiante? Tem tempo para você? Você se sente animada ao acordar e satisfeita ao ir dormir?

Cuidar da autoestima é uma tarefa de todos os dias. Por isso, vamos te contar 5 formas de elevar a autoestima desde já e como mantê-la assim. Mas antes, entenda porque esse tema é tão importante.

Os benefícios de elevar a autoestima

Quando nos sentimos bem com nós mesmas, nossas atividades do dia a dia fluem de maneira melhor, nossos relacionamentos vão bem, assim como nossos planos e sonhos. A autoestima nada mais é do que a forma como nos percebemos.

Ter autoestima é encarar a vida com mais positividade, aprender com os próprios erros, acreditar que somos capazes e nos valorizar por quem somos e não pelo que o outro espera que sejamos.

Ao contrário, quando temos baixa autoestima isso afeta tanto nosso relacionamento com nós mesmos quanto com outras pessoas. A falta de autoestima nos tira a confiança, nos faz sentir incapazes e insatisfeitos com nós mesmos, pode causar ansiedade e até depressão.

Se mesmo depois de aplicar essas dicas, você sentir que sua autoestima ainda está baixa, vale procurar ajuda profissional. O importante é você se sentir bem!

Formas de elevar a autoestima

1. Cuide do seu corpo

Cuidar do próprio corpo não precisa nem de longe ser uma tarefa chata, mas pode fazer parte dos prazeres diários. Com certeza você já ouviu muito sobre a importância do exercício físico e ele faz bem não só para a saúde. Quando praticamos alguma atividade, nosso corpo libera endorfina, o hormônio do bem-estar.

Isso quer dizer que você precisa ir correndo se inscrever na academia? Se você não gosta de malhar, não precisa. Existem diversas outras atividades como correr, dançar, praticar luta, natação, ciclismo e até fazer longos passeios com seu cachorro. O importante é se movimentar.

Claro que ter uma alimentação equilibrada também faz parte. E isso não significa deixar de comer coisas gostosas, mas comer com consciência. Ter boas noites de sono, fazer ou receber uma massagem de vez em quando, cuidar da pele e tomar sol com moderação também faz parte de se cuidar. Existem diversos hábitos saudáveis que podemos aplicar no dia a dia.

Entenda que o seu corpo é muito mais do que uma forma física.

2. Desafie-se

Você pode até achar confortável ou seguro seguir sempre a mesma rotina e não se arriscar. Mas a maioria das realizações se dão quando saímos da nossa área de conforto. Pode ser coisas simples como aprender a cozinhar ou entrar na aula de dança, como também aprender uma língua nova, tirar carteira de motorista ou fazer aquela viagem super diferente.

Quando a gente não se desafia, a gente não sai do lugar. Acabamos só reforçando nossos medos e nossas dúvidas. 

Pare de adiar aquilo que você quer fazer. Você pode começar mudando pequenas coisas na sua rotina, começando uma caminhada ou testando uma receita diferente. Comece a juntar um dinheirinho para fazer aquela viagem dos sonhos. Crie planos.

Quando realizamos ou conquistamos algo, nos sentimos orgulhosos de nós mesmos e mais satisfeitos com a vida.

3. Não se cobre tanto

É comum que a gente queira ser cada vez mais produtivo e cumprir logo todas as metas. Mas calma. Quando nos cobramos demais, isso afeta nossa autoestima, podemos nos sentir para baixo por não conseguir realizar tudo aquilo que nos propomos.

Mas nós temos um limite e precisamos entendê-lo. Não adianta criarmos metas e nos cobrar por algo que não seja realista. Entenda o que está ao seu alcance para ser realizado, considerando todas as variáveis que te permitem realizar aquilo ou que possam te limitar de alguma forma.

Também não podemos ser tão críticas com nós mesmas. O segredo para a felicidade e o sucesso está em aprender com os próprios erros, tirando proveito até mesmo das situações negativas, e assim melhorar o que precisa.

4. Valorize a si mesma

A primeira grande regra para elevar a autoestima é: não se compare a outras pessoas. Isso serve para diversos fatores: corpo, profissão, financeiro, relacionamentos, conquistas, etc. Cada pessoa tem as suas características e a sua trajetória, são realidades diferentes.

Não se baseie no outro, nem tente se adequar àquilo que esperam de você. A única pessoa a quem você pode superar é a você mesma.

Há diversas formas de se valorizar. Primeiro, saiba reconhecer suas qualidades e a positividade de tudo aquilo que você tem. Segundo, faça coisas que te agradem, que te deixam bem e feliz, sem se preocupar com o outro.

Quer alguns exemplos? Tenha momentos de lazer sozinha, com a família e com os amigos. Faça coisas relaxantes como cozinhar, cultivar plantas ou meditar. Assista às séries, filmes e leia os livros que você gosta. Dance como achar que deve, vista o que tiver vontade, compre aquela roupa ou acessório que você está namorando na vitrine. Cuide da sua pele, dos cabelos, das unhas, se sinta bonita.

Pelo menos uma vez por dia, faça algo por você.

5. Cultive boas amizades

Talvez você não perceba, mas nossa autoestima é construída desde a infância. Ela é muito influenciada pelas relações familiares e de amigos, o quanto somos valorizados por aqueles com quem nos importamos. E é claro que isso continua por toda a vida.

Por isso é muito importante sabermos escolher as pessoas com quem vamos nos relacionar. Pessoas que agregam, que nos trazem felicidade, que nos respeitam e apoiam nossos sonhos e planos.

Pessoas que estão do nosso lado nos momentos difíceis e que estão dispostos também a nos alertar quando tomamos decisões ruins. Ter alguém em quem confiamos para conversar sobre coisas sérias e se distrair com coisas bobas e divertidas é fundamental para o nosso bem-estar.

E para isso, é importante que também saibamos ser bons amigos, pois as amizades são uma troca. Isso também vale para os relacionamentos amorosos, afinal a base de qualquer namoro ou casamento é a amizade.

Gostou das dicas? Então compartilhe com suas amigas e comece a aplicar hoje mesmo! Se quiser receber mais conteúdos como esse, se inscreva na nossa newsletter.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 5 formas de elevar a autoestima desde já.


0 comentários

Você em sua melhor forma!

Converse agora com nossa equipe

Share This