Como melhorar a sua autoaceitação e autoestima
25 de junho de 2018
atitudes simples para controlar a ansiedade
6 atitudes simples para controlar a ansiedade
25 de junho de 2018

Dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina

dicas-para-aplicar-o-mindfulness-na-sua-rotina

dicas-para-aplicar-o-mindfulness-na-sua-rotina

Termo cada vez mais em voga, o mindfulness é muito mais do que uma modinha passageira. É uma proposta de transformação de vida, de hábitos e de mudanças na maneira como interagimos conosco e o que nos cerca. Pensando nisso, separei algumas dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina e usá-lo em seu favor.

 

O que é o mindfulness?

Mas primeiro precisamos entender o que é essa prática. Em bom português, mindfulness significa atenção plena. A técnica tem por objetivo promover uma maior concentração e foco nas tarefas que realizados.  

Quer um exemplo? É fácil se perder na própria mente durante uma conversa. O seu corpo está ali, prestando atenção no outro, mas a sua cabeça está em outro lugar, focada em problemas como a falta de dinheiro ou naquele planejamento da semana que ainda nem começou. O resultado de tantos pensamentos ao mesmo tempo é a ansiedade, doença que afeta a nossa mente e o nosso corpo.

Mas como posso aplicar essa prática na minha vida? Algumas técnicas podem te ajudar nessa tarefa e incorporar o mindfulness na sua rotina.

 

Dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina

 

Pare tudo por 30 segundos e medite

Pode parecer estranho, mas parar o que está fazendo por 30 segundos para meditar é muito importante. Então durante aquela pausa preste atenção na sua respiração, nas reações do seu corpo. Foque somente naquilo. E o melhor: você não precisa estar sentado ou deitado. Esse momento pode acontecer durante uma caminhada, por exemplo. O importante é ter a atenção totalmente voltada para você.

 

Tenha consciência do seu corpo

Durante a pausa para o mindfulness se conscientize sobre o seu corpo. As costas doem? Você está com algum desconforto muscular? Não tente fugir da dor. Sinta e se familiarize com ela. Entenda o que faz o seu corpo reclamar.

 

Perceba suas emoções

Essa pausa também é importante para perceber as nossas emoções. Se você está agitado, aproveite o momento para tentar identificar o porquê de estar assim. Mas a ideia aqui não é tentar mudar essa condição, mas aceita-la como parte de você naquele dia.

Quer outro exemplo? Sabe quando somos mordidos pelo bichinho da inveja quando alguém consegue algo que gostaríamos para nós? Com o mindfulness você vai aceitar esse sentimento sem ser contaminado por ele.

Apesar de inerente ao ser humano, sentimentos negativos como o ódio, a inveja e a maledicência podem nos fazer muito mal. Por isso tenha consciência das suas emoções e saiba lidar com elas. Se a inveja aparecer, aceite-a, mas não se deixe contaminar.

 

E o mais importante: relaxe

Muito mais do que perceber e aceitar suas dores e emoções, o mindfulness promove um momento de relaxamento. Não trave uma batalha diária com você, mas entre em harmonia com o seu interior. Esse relaxamento te dará muito mais qualidade de vida e maior consciência sobre quem você é e sobre como você se relaciona com você.

 

Aposto que com essas dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina o seu dia a dia mudará positivamente! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar avaliação

       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

close-link