fbpx

Dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina

dicas-para-aplicar-o-mindfulness-na-sua-rotina
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

dicas-para-aplicar-o-mindfulness-na-sua-rotina
Termo cada vez mais em voga, o mindfulness é muito mais do que uma modinha passageira. É uma proposta de transformação de vida, de hábitos e de mudanças na maneira como interagimos conosco e o que nos cerca. Pensando nisso, separei algumas dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina e usá-lo em seu favor.
 

O que é o mindfulness?

Mas primeiro precisamos entender o que é essa prática. Em bom português, mindfulness significa atenção plena. A técnica tem por objetivo promover uma maior concentração e foco nas tarefas que realizados.  
Quer um exemplo? É fácil se perder na própria mente durante uma conversa. O seu corpo está ali, prestando atenção no outro, mas a sua cabeça está em outro lugar, focada em problemas como a falta de dinheiro ou naquele planejamento da semana que ainda nem começou. O resultado de tantos pensamentos ao mesmo tempo é a ansiedade, doença que afeta a nossa mente e o nosso corpo.
Mas como posso aplicar essa prática na minha vida? Algumas técnicas podem te ajudar nessa tarefa e incorporar o mindfulness na sua rotina.
 

Dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina

 
Pare tudo por 30 segundos e medite
Pode parecer estranho, mas parar o que está fazendo por 30 segundos para meditar é muito importante. Então durante aquela pausa preste atenção na sua respiração, nas reações do seu corpo. Foque somente naquilo. E o melhor: você não precisa estar sentado ou deitado. Esse momento pode acontecer durante uma caminhada, por exemplo. O importante é ter a atenção totalmente voltada para você.
 
Tenha consciência do seu corpo
Durante a pausa para o mindfulness se conscientize sobre o seu corpo. As costas doem? Você está com algum desconforto muscular? Não tente fugir da dor. Sinta e se familiarize com ela. Entenda o que faz o seu corpo reclamar.
 
Perceba suas emoções
Essa pausa também é importante para perceber as nossas emoções. Se você está agitado, aproveite o momento para tentar identificar o porquê de estar assim. Mas a ideia aqui não é tentar mudar essa condição, mas aceita-la como parte de você naquele dia.
Quer outro exemplo? Sabe quando somos mordidos pelo bichinho da inveja quando alguém consegue algo que gostaríamos para nós? Com o mindfulness você vai aceitar esse sentimento sem ser contaminado por ele.
Apesar de inerente ao ser humano, sentimentos negativos como o ódio, a inveja e a maledicência podem nos fazer muito mal. Por isso tenha consciência das suas emoções e saiba lidar com elas. Se a inveja aparecer, aceite-a, mas não se deixe contaminar.
 
E o mais importante: relaxe
Muito mais do que perceber e aceitar suas dores e emoções, o mindfulness promove um momento de relaxamento. Não trave uma batalha diária com você, mas entre em harmonia com o seu interior. Esse relaxamento te dará muito mais qualidade de vida e maior consciência sobre quem você é e sobre como você se relaciona com você.
 
Aposto que com essas dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina o seu dia a dia mudará positivamente! 

Leia Mais

O PODER ANTIOXIDANTE DO MIRTILO

O mirtilo é uma pequena fruta originária da América do Norte que ganhou destaque devido às suas propriedades medicinais. As plantas são arbustos de pequeno

Chá Verde

Já ouviu falar do chá de matcha?

O chá preto, o branco e o verde vêm da mesma planta, a Camellia Sinensis. O que diferencia um do outro é o método de preparo