O perigo dos sucos industrializados
27 de Fevereiro de 2016
Já comeu sua dose de Selênio de hoje?
11 de Março de 2016

O PODER ANTIOXIDANTE DO MIRTILO

O mirtilo é uma pequena fruta originária da América do Norte que ganhou destaque devido às suas propriedades medicinais. As plantas são arbustos de pequeno porte e os frutos são bagas que quando maduras adquirem coloração azul arroxeada e de sabor doce-ácido. Devido às condições climáticas para o cultivo do mirtilo serem exigentes, a região Sul do Brasil é a mais favorável para o plantio e onde se encontra o pólo de produção no país.

O mirtilo, conhecido popularmente como fruta da longevidade, é uma das frutas que mais cresce em consumo no mundo, pelas suas características funcionais à saúde. Possui uma grande variedade de vitaminas e minerais, como A, B, C, K, ácido fólico, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açúcares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico, resveratrol. Possui baixo teor de gordura e sódio, dentre outras.

Os radicais, moléculas instáveis associadas à incidência de câncer, as doenças do coração, e aos efeitos do envelhecimento, são enfrentados diariamente pelas células do organismo humano. Os antioxidantes são substâncias encontradas em vários vegetais que neutralizam esses radicais. O mirtilo é o fruto com maior atividade antioxidante quando comparado com outras 40 frutas e com os vegetais.

As antocianinas, que fazem parte da classe dos flavonóides, são pigmentos naturais, responsáveis por uma variedade de cores atrativas das frutas, flores e folhas, que variam do vermelho ao azul. As uvas são as principais fontes de antocianinas. Devido ao elevado poder antioxidante, esses compostos exercem atividades biológicas e funções sobre a saúde, como, a prevenção de algumas doenças crônicas, incluindo o câncer, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, aterosclerose e o diabetes.

O mirtilo é uma fonte rica em água, o que é benéfico às reações químicas e aos processos metabólicos do organismo e também apresenta uma quantidade significativa de cálcio, comparada aos demais frutos. Todavia, não deve ser considerado como uma fonte de cálcio. O fruto contém uma quantidade elevada de vitamina C, e alto teor de polifenóis.

O bom é que consumir o mirtilo ajuda a saúde sem engordar, pois cada 100 gramas da fruta têm apenas 32 calorias.

Quer mais dicas como esta? Venha para Corpo S/A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar avaliação

       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

close-link