fbpx

Lipedema: o que é e como soluções estéticas podem ajudar

Soluções estéticas que amenizam lipedema
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

A drenagem linfática é um dos procedimentos recomendados para quem tem lipedema. Entenda!

Há diversas condições de saúde que atingem mulheres em fase reprodutiva – e o lipedema é uma delas. Essa é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura anormal na região dos glúteos e das pernas, o que pode gerar inchaços e causar dores.

Recentemente, a blogueira e youtuber Karen Bachini contou aos seus seguidores que tem a doença, o que levou ao crescimento de pesquisas sobre lipedema na internet. 

Além disso, importante ressaltar que a causa do lipedema ainda não foi identificada pelos especialistas, mas há suspeitas de que a doença esteja associada a fatores hormonais. 

Por se tratar de uma condição vascular crônica, o problema exige cuidados no dia a dia, a fim de amenizar os sintomas. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o lipedema não tem relação com obesidade ou varizes. Essa é uma doença específica e que precisa de um diagnóstico e de um tratamento próprio.  

Lembrando que, além das pernas, o lipedema também pode ocorrer nos braços, apesar de essa condição ser mais rara. 

Continue a leitura para saber mais sobre os sintomas, formas de diagnóstico e tratamentos eficazes para amenizar os efeitos da doença!

Principais sintomas do lipedema  

O lipedema costuma causar inchaço, sensação de peso nos membros inferiores, dor contínua nas pernas e um acúmulo de gordura que é desproporcional ao restante do corpo. 

Além de afetar a parte física, a doença também acaba comprometendo a saúde emocional das mulheres

Assim, pelo acúmulo de gordura gerado pela doença, é comum que o lipedema traga problemas de autoestima e inseguranças quanto ao próprio corpo. 

Além disso, também é possível observar que muitas pessoas com essa condição passam a ter dores e sensibilidades no corpo sem causa aparente, podendo piorar de acordo com o avanço da doença e à medida que o quadro vai se tornando mais agudo. 

Uma pressão na panturrilha também costuma aparecer, além de outros sintomas frequentes, como hematomas e dificuldade de movimentação devido à rigidez dos membros inferiores. Nesses casos, o lipedema pode gerar problemas de mobilidade.

Algumas pacientes com lipedema ainda relatam que têm queda de cabelo e alteração na textura da pele, causada principalmente pelos problemas de circulação provocados pela doença. 

Público com predisposição ao lipedema 

As mulheres em idade reprodutiva são o principal público com predisposição a ter lipedema, apesar de existirem casos de homens que também desenvolveram a doença. 

Nas mulheres, por já terem um acúmulo de gordura mais comum na região do glúteo e das pernas, a doença pode ser confundida apenas com um biótipo, mas os sintomas revelam que existe algo a mais e, por isso, devem ser avaliados por um médico vascular especialista. 

Acredita-se que a doença seja desencadeada por mudanças hormonais, sendo mais comum no início de fases marcantes da vida da mulher, como no período da puberdade, na gravidez e na menopausa. 

É importante reforçar que não há estudos que associem a obesidade aos fatores de predisposição para essa doença.

Tratamentos existentes para lipedema 

O diagnóstico do lipedema é complexo e requer exames e avaliações de médicos especialistas

Por isso, a recomendação é consultar um médico vascular assim que identificar os primeiros sintomas. O profissional de saúde saberá rastrear e diagnosticar corretamente a condição, além de indicar a melhor forma de tratamento

Apesar de não ter cura, alguns cuidados paliativos podem ajudar as pacientes com lipedema. Entre as opções existentes, pode ser recomendada uma mudança no estilo de vida, associada a uma dieta equilibrada.

Adicionalmente, é indicado realizar terapias compressivas e drenagens linfáticas, para reduzir medidas e amenizar os inchaços causados pela doença. 

Além disso, a prática de exercícios físicos também ajuda a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e a amenizar os sintomas. Pode ser recomendada, por exemplo, a prática de caminhadas, hidroginástica, entre outras atividades aeróbicas.

Há alguns medicamentos no mercado que ajudam no tratamento do lipedema, de modo a evitar o agravamento dos sintomas, mas todos exigem prescrição médica e uma análise individual do histórico da paciente. 

Nos casos mais agudos da doença e naqueles que provocam muita insegurança nas mulheres, é possível optar por uma intervenção cirúrgica para a retirada do tecido gorduroso por meio da aspiração.

Drenagem linfática garante ótimos resultados para mulheres

A drenagem linfática é uma técnica de massagem corporal feita manualmente, com o objetivo de diminuir o inchaço do corpo. 

São feitos movimentos lentos e com uma certa pressão para auxiliar na retirada do excesso de líquido e toxinas do organismo. 

Com as sessões de drenagem linfática, é possível fazer com que o sistema linfático funcione de forma mais rápida e facilite a eliminação de inchaços

No caso do lipedema, por exemplo, os resultados são muito bons, tanto para mulheres que optam por cirurgia plástica quanto para aquelas que preferem adotar um tratamento menos invasivo

A drenagem linfática também costuma reduzir os hematomas, algo que incomoda bastante quem tem lipedema. 

Além dos benefícios estéticos, esse tratamento ainda traz um suporte emocional importante para quem está passando por essa condição de saúde. 

A realização da massagem nas sessões, a atenção personalizada e o relaxamento proporcionado pela drenagem linfática aumentam o nível de bem-estar geral nas mulheres

Conheça a Turbodreno e outras soluções da Corpo S/A!

A drenagem linfática oferecida pela Corpo S/A, a Turbodreno, é adaptada de acordo com aquilo que cada cliente precisa, com técnicas aperfeiçoadas e personalizadas para atingir diversos objetivos. 

Combinado às sessões de drenagem, as clientes também podem ter acesso a excelentes tratamentos de eletroestética e a novas tecnologias que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura, eliminar celulites e aumentar a produção de colágeno no corpo.

Com técnicas avançadas e protocolos exclusivos, a Corpo S/A garante um atendimento realmente completo e que traz benefícios concretos. 

Entre as soluções disponíveis na clínica, as clientes também encontram a Modelagem S/A de Pernas e Glúteos, bastante eficaz para mulheres que têm lipedema. Esse protocolo, aliado às recomendações médicas, traz uma mudança notável para o corpo e ainda empodera a mulher para que ela se sinta bem consigo mesma. 

Para saber mais sobre os tratamentos e agendar uma Análise 360º, entre em contato com a Corpo S/A agora mesmo. Será um prazer atender você!

Leia Mais

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO GERGELIM PRETO

Do latim Sesamum indicum L. o gergelim é uma semente originária do Oriente que pode ser encontrada em grãos, com ou sem casca, inteiro ou moído, e também