Powered by Rock Convert

Sentir o corpo inchado, pernas e pés mais cansados é um incômodo e tanto, não é verdade? Trata-se da famosa retenção de líquido, ou seja, quando há um extravasamento de líquidos dos vasos para os tecidos subcutâneos, gerando um acúmulo excessivo de água entre as células.

Essa situação pode ser ocasionada por diversos motivos. O importante é descobrir a causa para fazer o tratamento adequado ou, na maioria dos casos, apenas mudar alguns hábitos.

Quer entender melhor o que pode causar a retenção de líquido no corpo? Continue a leitura e confira o post que eu trouxe para você!

Quais as causas para a retenção de líquido?

A retenção de líquido é um problema muito comum e indica um mau funcionamento no sistema circulatório e linfático. Na maioria dos casos, é apenas um sintoma corriqueiro, nada grave. Porém, é sempre bom ter um diagnóstico médico para saber realmente a causa do chamado edema.

O problema pode ser causado pelo calor, mudanças hormonais, má alimentação; é uma característica da gravidez e ainda pode acometer pessoas sedentárias ou aquelas que ficam muito tempo na mesma posição (sentadas ou em pé), geralmente no ambiente de trabalho.

Contudo, há casos de inchaço que podem ser indicativos de doenças renais, problemas na tireoide e até mesmo de insuficiência cardíaca. Por isso, vou repetir: não negligencie esse incômodo!

Como identificar o problema?

Dá para notar a retenção de líquido quando a perna fica marcada por usar uma meia ou ainda quando você faz uma leve pressão na altura do tornozelo, por exemplo, e percebe que ocorre um “afundamento” e fica uma marquinha.

Outros sintomas são:

  • sensação de ganho de peso;
  • cansaço;
  • dores nas pernas e pés.

Como reduzir o inchaço?

Se o problema não for decorrente de algo mais sério na saúde, em que é necessária a intervenção médica, é possível driblar o inchaço com algumas mudanças na rotina.

A primeira diz respeito à alimentação: é necessário reduzir o consumo de sal e de produtos industrializados, ricos em aditivos. Dê preferência para uma cardápio mais saudável, priorizando alimentos diuréticos, como melancia, pepino e abacaxi. Para dar sabor aos pratos, invista em temperos naturais. Acostume-se também a beber bastante água ao longo do dia: esse é um santo remédio para desinchar o corpo.

Outra dica é: mexa-se! Você precisa incluir a atividade física no dia a dia. O exercício acelera o metabolismo, melhora o sistema cardiovascular e previne a retenção de líquido. Para quem trabalha muito tempo sentado, a recomendação é levantar-se a cada meia hora e dar uma voltinha para estimular a circulação.

Por fim, realize sessões de drenagem linfática. O tratamento estimula o sistema linfático e é poderoso na luta contra o inchaço corporal. Só tenha cuidado para escolher clínicas estéticas especializadas.

Agora você já conhece as causas da retenção de líquido, viu como é importante ter atenção a esse problema. A boa notícia é que adotando um estilo de vida mais saudável, você manda para bem longe esse inchaço, fica feliz com o corpo e com a autoestima lá em cima!

Gostou do post que escrevi para você? Então acho que vai gostar também de descobrir em quais regiões do corpo mais se acumulam as gordurinhas localizadas!

Share This

Share This

Share this post with your friends!