Retenção de líquido

Como evitar a retenção de líquido no verão?

Atualizado em novembro 20, 2020
Por Corpo S/A

Como evitar a retenção de líquido no verão?

Atualizado em novembro 20, 2020
Por Corpo S/A

O verão pode trazer muita energia e alto astral, mas o aumento das temperaturas também provoca uma série de mudanças no nosso corpo, gerando desconfortos. Uma delas é a retenção de líquido, que dá aquela sensação de inchaço e pode aumentar alguns quilinhos na balança. Mas existem formas de amenizar esse problema.

Entenda quais as causas da retenção de líquido e como se cuidar para evitá-la.

Quais as causas da retenção de líquido

Sabe quando chega ao final do dia, tiramos nosso calçado e percebemos os tornozelos maiores e uma marca clara do elástico das meias? Essa é uma maneira clássica de observar a retenção de líquido no nosso corpo.

Em geral, a retenção de líquido ocorre nas mulheres durante períodos da gravidez ou pré-menstrual. Isso é comum em decorrência das mudanças hormonais, como a alteração dos níveis de progesterona no corpo.

Esse inchaço também pode ser causado pela falta de movimentação, por estresse e pela má alimentação. E é claro que os homens também podem sofrer as consequências. Mas em dias quentes o problema se intensifica. Com o aumento da temperatura do ambiente, a temperatura do corpo também se eleva e seu organismo providencia formas de regulá-la.

Com o calor, a circulação dos fluidos nos vasos sanguíneos e linfáticos se torna mais lenta, levando à necessidade de dilatação. Como consequência o organismo tem mais dificuldade de absorver água e o líquido fica retido nas células causando o inchaço. As regiões mais afetadas são as mãos, barriga, pernas e tornozelos.

Como a alimentação interfere na retenção de líquido

O fato é que algumas pessoas vão sofrer mais ou menos com a retenção de líquido e isso se deve muito aos hábitos alimentares. O primeiro fator é o baixo consumo de água. O ideal é que tomemos entre 1,5 e 2 litros de água por dia, dependendo do peso. Mas dificilmente isso acontece, sobretudo pela falta de costume ou disciplina.

Outro fator é o consumo excessivo de sal, que dificulta a absorção da água. Por mais que usemos pouco tempero na comida, muitos alimentos industrializados contêm altas taxas de sódio. Esse mineral é encontrado em excesso nos refrigerantes, lanches de fast food, embutidos e até temperos prontos. Uma opção é substituir o sal comum pelo sal de ervas.

Além de tomar os cuidados, há ainda outros alimentos que ajudam a evitar a retenção de líquido, pois têm um alto nível diurético. Eles também possuem uma grande quantidade de água e nutrientes que juntos ajudam a eliminar toxinas por meio da urina.

Confira alguns destes alimentos.

11 alimentos que evitam a retenção de líquido

  1. Melancia: uma grande aliada na hidratação por seu alto teor de água;
  2. Melão: fruta diurética e oxidante, rica em potássio e fibra;
  3. Limão: rico em potássio, fibras, manganês e vitamina C;
  4. Pêra: auxilia na eliminação de líquido e melhora o funcionamento do intestino, pela presença de pectina;
  5. Maçã: fruta diurética, rica em potássio, vitamina B6 e possui pectina;
  6. Abacaxi: rica em nutrientes e fibras que reduzem o inchaço abdominal e melhoram o intestino;
  7. Coco: rico em água, potássio e manganês;
  8. Cenoura: auxilia na redução de líquido e tem ação antioxidante;
  9. Beterraba: possui benefícios semelhantes ao da cenoura;
  10. Arroz integral: 70% composto por água, rico em fibra e auxilia na digestão;
  11. Verduras e legumes verdes escuros: ajudam na absorção de sódio;

Outras formas de prevenção e tratamento

Para contornar a retenção de líquido é indicada a prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada. Os mais comuns são exercícios aeróbicos e cardiovasculares, que provocam a eliminação de líquido através do suor e melhoram a circulação.

Outra opção são os tratamentos estéticos de drenagem linfática. Há diversas técnicas de massagem que estimulam o trabalho do sistema linfático, ativam a circulação sanguínea e reduzem a retenção de líquido. Conheça os principais tipos.

Gostou das dicas? Se inscreva na nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse!

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como evitar a retenção de líquido no verão?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você em sua melhor forma!

Converse agora com nossa equipe

Share This