Powered by Rock Convert

Quem nunca se viu em uma situação na qual precisa se depilar diante de uma emergência? Seja em um dia de piscina marcado de última hora, seja para utilizar determinada vestimenta ou até mesmo na correria do dia a dia: a falta de tempo leva a uma depilação caseira!

Além de representar uma economia de tempo, não requerendo agendamentos ou deslocamentos até determinado lugar, acaba sendo uma economia de recursos financeiros.

Porém, preciso te alertar que o barato pode custar muito caro! Realizar esse tipo de procedimento em casa, sem conhecimento técnico o suficiente, aumentam as chances de lesões e até mesmo inflamações. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Os diferentes tipos de depilação caseira

Antes de te contar os riscos da depilação caseira, precisamos ficar cientes de quais são os tipos de procedimentos mais feitos em casa. Confira!

Ceras quente e fria

Com o uso de ceras, independentemente se quentes ou frias, os pelos são retirados pela raiz. Quando utilizada a cera quente, o calor dilata os poros e facilita a extração dos folículos. Por outro lado, o mesmo não acontece com a cera fria. No entanto, nesse caso, não há escurecimento da pele decorrente da temperatura elevada.

Aparelhos elétricos

Os depiladores elétricos são aparelhos que atuam como múltiplas pinças, também removendo os pelos pela raiz. Comparando com as ceras, é mais benéfico no quesito praticidade, considerando que não faz tanta sujeira ou bagunça com respingos grudentos, certo? Mas não podemos deixar de considerar que a dor durante a retirada é relativamente maior.

Cremes para depilação

Os cremes utilizados para depilação são colocados em cima dos pelos que vai retirar apenas esta parte exposta, sem a remoção pela raiz. Embora tenha essa desvantagem, consideramos que no aspecto dor os cremes têm vantagem, visto que são praticamente indolores. Porém, o prazo de duração é menor, além de oferecer mais riscos de alergias para usuários.

Os riscos de realizar procedimentos em casa

Agora que você já sabe quais são os tipos de depilação caseira, vou te contar os riscos associados a essa prática. Veja a seguir!

Ferimentos e lesões

Quando uma pessoa leiga nas técnicas de depilação resolve se aventurar na área, alguns problemas costumam aparecer. O primeiro deles está associado ao alto risco de queimaduras e traumas na pele em consequência da temperatura da cera acima do ideal.

É muito comum que também seja afetada a elasticidade da região e todos esses fatores contribuem para a quebra dos pelos.

Pelos encravados

Quando a técnica de retirada é feita de maneira equivocada, aparecem os temidos pelos encravados. Você acha que apenas a puxada incorreta causa isso? Na verdade, preciso te contar que, o uso de lâminas para depilação é um dos principais responsáveis por encravar os pelos.

Processos infecciosos

Algumas pessoas confundem pelos encravados com um processo infeccioso chamado foliculite. Vou esclarecer agora a diferença: no primeiro caso, o pelo não tem força para vencer a resistência da pele. Já na foliculite, mesmo que o pelo consiga exteriorizar, há uma infecção no bulbo, ou seja, na região interna à pele.

O cuidado com a depilação

Depois de conhecer os riscos, você deve estar se perguntando como evitá-los. A primeira maneira é não realizar práticas as quais você não apresenta todos os conhecimentos técnicos para tal. Assim, procure sempre por profissionais especializados que poderão identificar as particularidades da sua pele e o procedimento ideal para depilação.

Além disso, busque manter sua pele sempre hidratada, seja por meio da hidratação oral ou tópica. Outra medida fundamental, mas muito esquecida, é o uso de protetores para evitar exposição solar logo após se depilar.

Viu só como a depilação caseira pode ser um grande risco para a integridade da sua pele? Por mais que pareça um procedimento simples, prático e barato, ele requer conhecimentos especializados para evitar lesões de maior risco. Caso você perceba algum problema, não deixe de procurar por orientação profissional adequada!

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos em nossas redes e não deixe de conferir nenhum novo post! Estamos no Facebook e no Instagram!

Share This

Share This

Share this post with your friends!