Com a chegada do verão, é normal que a gente fique superconsciente daquelas dobrinhas a mais que encontramos no nosso corpo. Mas você sabia que é possível se livrar dessa gordura localizada? Se isso é algo que te incomoda ou impacta na sua autoestima, confira a seguir como perder gordura localizada e aproveitar ao máximo seu verão!
O que é gordura localizada
A gordura localizada é uma reserva de energia que o nosso corpo armazena em locais específicos, como abdômen, coxas, quadris e glúteos. Ela é causada pelo excesso de calorias ingeridas, ou seja, ela é o resultado de quando comemos além do necessário.
A região mais difícil de eliminar esses lipídios é o abdômen. De modo geral, a gordura pode ser acumulada de três formas: subcutânea, visceral e intramuscular.
Como o próprio nome já diz, a gordura subcutânea fica abaixo da pele, o que não costuma causar problemas de saúde. Já a gordura visceral fica dentro da cavidade abdominal, o que eleva as taxas de colesterol do corpo e pode trazer sérios riscos à saúde. E a gordura intramuscular, que fica alojada entre as fibras musculares de pessoas com quadro de obesidade, causa grande resistência à insulina.
O acúmulo de tecido adiposo em si não indica doença, mas é frequentemente associada à obesidade, que pode causar muitos danos ao corpo. Fique de olho na sua saúde!
Como perder gordura localizada com rotina saudável
Esse depósito de gordura só é utilizado quando as outras fontes de energia se esgotam, ou seja, para perder a gordura localizada, é necessário que o corpo consuma todas as outras reservas primeiro.
Alimentação
Alguns alimentos aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gorduras. São eles:
- Pimentas: possuem capsaicina, que aumenta a temperatura do corpo e acelera os batimentos cardíacos;
- Canela: aumenta a temperatura corporal e a absorção de glicose pelas células;
- Gengibre: antioxidante e termogênico natural, é fonte de vitaminas B3, B6 e C;
- Guaraná: aumenta a disposição e deixa o corpo em estado de alerta;
- Aveia: rica em fibras que diminuem a absorção do colesterol, requer muita energia do corpo para ser digerida;
- Abacaxi: antioxidante e rico em fibras, atua nos processos digestivos;
Atividade física
Os exercícios físicos são importantíssimos para a queima de gordura. Consulte um profissional de saúde física para escolher o exercício ideal para você. Veja algumas opções:
- Abdominais: estimulam a região da barriga;
- Corda: tem alto potencial de queima calórica, estimula todo o corpo;
- Agachamento: exercita as partes internas e externas da coxa, os glúteos e os quadris;
- Jumping: estimula os quadríceps, os glúteos e o abdômen e comprime os vasos linfático;
- Burpee: acelera a respiração e o metabolismo;
O melhor jeito de evitar a gordura localizada é ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação rica em fibras e nutrientes e uma rotina de exercícios físicos adequados. No entanto, algumas gordurinhas são inevitáveis, e é aqui que entram os tratamentos estéticos.
Tratamentos para perda de gordura localizada
Alguns cosméticos podem ajudar a reduzir a aparência de gordura acumulada. Eles podem potencializar o resultado dos exercícios físicos e até mesmo dos tratamento estéticos. Busque por ingredientes que diminuem a inflamação das células de gordura e estimulam a lipólise (que é o uso de gordura pelo corpo para gerar energia).
Existem também alguns tratamentos que ajudam você a se livrar do excesso de gordura acumulada.
A criolipólise, por exemplo, congela as gorduras para que o próprio organismo se mobilize para expeli-las. Já a radiofrequência elimina a gordura com altas temperaturas. A lipocavitação cria cavidades dentro das células de gordura, facilitando a remoção do tecido adiposo. E a carboxiterapia usa injeções de gás carbônico para estimular a circulação local.
É importante se consultar com um especialista para saber qual é a melhor opção para o seu corpo. Lembre-se de que alguns tratamentos possuem contraindicações.
Veja como a Corpo S/A pode ajudar você a eliminar as gordurinhas indesejadas:
- Medida certa: tem foco no emagrecimento saudável, conta com acompanhamento médico e nutricional para reduzir o percentual de gordura.
- Modelagem abdominal: estimula a produção de colágeno, aumenta o tônus muscular e constrói a simetria corporal
- Power shape: além de tratar a gordura localizada, trata também da celulite e da flacidez
Agende uma avaliação grátis para encontrarmos a melhor solução para você!