3 nutrientes essenciais para saúde e como incluir no cardápio

Atualizado em janeiro 10, 2020
Por Corpo S/A

3 nutrientes essenciais para saúde e como incluir no cardápio

Atualizado em janeiro 10, 2020
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O corpo humano tem uma enorme capacidade de se regenerar, combatendo o que comemos de não tão saudável assim, e suportando ao máximo a ausência de nutrientes essenciais.

Imagine, então, os impactos positivos de manter uma alimentação saudável, balanceada, e que ofereça ao organismo o essencial para o seu bom funcionamento.

Para manter a saúde em dia e preservar elementos como a qualidade da pele, das unhas e das articulações, manter todos os nutrientes essenciais na alimentação é a melhor escolha para quem busca vitalidade e um forte sistema imunológico.

Para isso, apresento a seguir quais são os 3 nutrientes essenciais e onde eles podem ser encontrados.

1. Carboidratos

Os carboidratos formam a principal base energética para alimentar o nosso corpo. Logo, trata-se de um nutriente essencial básico, que dá o suporte para os demais nutrientes. Normalmente, os carboidratos são absorvidos e quebrados em moléculas de glicose, que então são transformadas pelo organismo em energia para as células do corpo.

Comumente, os carboidratos são encontrados em sua forma mais saudável em alimentos como as batatas — inglesa ou doce —, a mandioca, mandioquinha, inhame, cará, pães, tapioca, entre outros. O excesso de carboidrato, no entanto, favorece o ganho de peso.

2. Proteínas

Também no grupo de macronutrientes, as proteínas são utilizadas pelo corpo na formação e regeneração dos músculos. Além disso, são base das unhas, cabelos, pele, e todos os demais tecidos. Por todas essas vantagens, as proteínas também são classificadas como um nutriente essencial.

No organismo, elas são quebradas e transformadas em aminoácidos, sendo que cada tipo tem funções específicas e essenciais para o bom funcionamento e manutenção da saúde do corpo. Entre as melhores fontes de proteínas estão as carnes magras — frango e pescados —, leite, ovos, iogurte, grão de bico e lentilha. Em outras palavras, não faltam opções animais e vegetais.

3. Gorduras boas

De acordo com as novas indicações dos macronutrientes essenciais, as gorduras boas fecham esse tridente. Gorduras são sim importantes para a saúde e boa forma, tanto quanto os carboidratos e proteínas. É indicado manter uma faixa de um quarto da alimentação preenchida de gorduras boas.

Os benefícios das gorduras boas para a saúde passam pelo fortalecimento muscular, a manutenção de bons índices hormonais, e a capacidades delas de diminuir o colesterol ruim e aumentar o nível do HDL, conhecido como o colesterol bom.

Entre outras vantagens de comer gorduras boas está na regulação da coagulação do sangue, controlando os índices de insulina e triglicerídeos no sangue, sem falar na manutenção da pressão arterial em ótimos níveis. O melhor, incluir as gorduras boas na dieta é fácil, basta incluir alguns desses alimentos:

  • Ovos;
  • Salmão;
  • Azeite;
  • Abacate;
  • Oleaginosas em geral (amêndoas, castanhas).

Bom, agora você já conhece os principais nutrientes essenciais e sabe como adicioná-los à sua alimentação diária. Uma alimentação balanceada é essencial para a nossa saúde e bem-estar, portanto siga as minhas dicas para aproveitar todos os benefícios desses nutrientes.

Se você gosta do assunto, não pode perder o artigo sobre a tabela nutricional e seus valores.

Corpo S/A, aqui no Blog.

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