Powered by Rock Convert

Já pensou em emagrecer sem abrir mão dos alimentos que você mais gosta? Essa é uma das vantagens prometidas pelo jejum intermitente. Mas por trás desse benefício, a técnica de emagrecimento pode trazer alguns riscos à sua saúde, especialmente quando não é acompanhada de orientação profissional.

A seguir, falarei mais sobre o assunto e apresentarei os 3 principais riscos do jejum intermitente.

O que é o jejum intermitente?

As chamadas dietas intermitentes se popularizaram nos últimos anos, mas o método existe há algum tempo. Em linhas gerais, o jejum intermitente funciona intercalando períodos em jejum e períodos chamados de janelas de alimentação.

Segundo os defensores dessa técnica, os momentos de privação de comida obrigam o corpo a utilizar os estoques de gordura e, consequentemente, promovem o emagrecimento.

Existem diferentes tipos de jejum intermitente. No sistema 12 x 12, por exemplo, você passa a metade do dia sem comer. No sistema Leangains, o jejum é realizado por 16 horas com 2 ou 3 refeições nas 8 horas seguintes. O método mais utilizado é conhecido como “coma-pare-coma”, no qual é realizado um jejum de 24 horas.

Em comum, todas as dietas intermitentes promovem uma restrição no consumo de alimentos, sem considerar o valor nutricional das refeições. O número de calorias permitido em cada janela de alimentação é, em média, de 500 calorias para as mulheres e 600 para os homens.

Este protocolo pode de fato ajudar você a eliminar aquelas gordurinhas extras, ou funcionar como uma estratégia para aumentar a queima de calorias durante as atividades físicas. Infelizmente, o jejum intermitente não pode ser realizado por qualquer pessoa antes de passar pelo acompanhamento de um profissional, combinado?

É por isso que eu trouxe para você alguns dos riscos possíveis desse método quando não são observados os cuidados necessários. Vamos dar uma olhada?

Quais são os riscos desse método de emagrecimento?

A restrição dos períodos de alimentação e da quantidade de calorias ingeridas durante a prática do jejum intermitente é benéfica para a perda de peso. No entanto, os números a menos na balança não mostram alguns riscos desse método de emagrecimento.

Listo abaixo os os 3 principais riscos da dieta intermitente para a saúde de quem a pratica. Quer conhecê-los?

1. Há redução da reserva de energia

Com intervalos maiores entre as refeições e o consumo limitado de calorias, o seu corpo pode perder água e nutrientes essenciais como vitaminas e potássio.

Com a falta de energia, você pode sentir tontura, cansaço, irritabilidade ou dificuldade de concentração durante os períodos em jejum.

2. Pode desencadear transtornos psicológicos

A restrição de nutrientes e a necessidade de passar por longos períodos sem comer pode desencadear uma série de transtornos psicológicos. A ansiedade provocada por processos radicais de emagrecimento pode levar à bulimia e anorexia em pacientes que buscam o corpo perfeito.

Além disso, pessoas que passam muitas horas em jejum podem desenvolver a compulsão alimentar, que ocorre quando há um consumo exagerado na refeição seguinte para compensar a falta de calorias da alimentação anterior. Esse fenômeno também é conhecido como fome compensatória.

3. Agrava problemas de saúde preexistentes

O jejum intermitente não é recomendado para menores de 18 anos nem para pessoas idosas, porque pode diminuir drasticamente a concentração de massa magra nessas faixas etárias.

Além disso, pessoas que sofrem de hiperglicemia, hipoglicemia, gota ou com tendência a desenvolver pedra na vesícula podem ter seus sintomas agravados pelos períodos de jejum.

Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre esta técnica que tem se mostrado eficaz no controle do peso, mas que precisa ser acompanhada de perto por um nutricionista, endocrinologista ou nutrólogo. Para emagrecer sem prejudicar o corpo e a mente, não há segredo: você precisa manter hábitos de vida saudáveis associados a um plano alimentar adequado às suas necessidades diárias.

Gostou deste post sobre os riscos do jejum intermitente? Gostaria de mais dicas sobre saúde e beleza? Então siga agora mesmo nossas redes sociais! Espero por você no Facebook e no Instagram.

Share This

Share This

Share this post with your friends!