CORPO S/A INFORMA!
17 de junho de 2016
CORPO S/A INFORMA!
30 de junho de 2016

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO GERGELIM PRETO

Do latim Sesamum indicum L. o gergelim é uma semente originária do Oriente que pode ser encontrada em grãos, com ou sem casca, inteiro ou moído, e também como óleo, manteiga ou pasta.

Há milênios esta semente já vem sendo utilizada com o intuito de proteger o cérebro, fortalecer o coração e os ossos e muito mais.

Encontramos no mercado três tipos de semente, o amarelo, o marrom e o preto. Ambos são ricos em proteínas, fibras, ferro, vitamina E (considerada um rejuvenescedor e retardante do envelhecimento), B1 e B2, fósforo, magnésio, selênio, zinco, cálcio e manganês. Porém o preto é mais rico em cálcio e vitamina A, que são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.

Essa pequena sementinha conta ainda com antioxidantes, fitoesteróis e ácidos graxos essências (ômega 3 e 6) que bloqueiam a produção do colesterol LDL (ruim) e aminoácidos que juntos melhoram a memória, por facilitarem a transmissão de impulsos nervosos. Estudos apontam ainda, sua eficácia na prevenção e tratamento do diabetes.

Por isso, é largamente utilizada entre os vegetarianos e macrobióticos, que tem o gergelim como excelente fonte de ácidos graxos e aminoácidos essenciais.

 

No processo de emagrecimento, as fibras insolúveis, as proteínas e o óleo prolongam o tempo de digestão do gergelim preto, deixando a pessoa saciada por mais tempo, o que auxilia as dietas para emagrecer. O óleo do gergelim preto tem ação antiinflamatória, o que favorece o emagrecimento, tendo em conta que o tecido adiposo (gorduroso) do corpo é um tecido inflamado e além disso, atua diretamente sobre a quebra da gordura corporal para que seja eliminada, além de impedir que mais gordura seja formada e armazenada.

O gergelim preto pode ser usado em saladas, sopas, batido com sucos e iogurtes, misturado com frutas ou arroz. Para aproveitar melhor os seus benefícios, recomenda-se ingerir o gergelim preto cru e com casca. 1 a 2 colheres de sopa por dia é suficiente.

Quer mais dicas como esta? Venha para Corpo S/A. Agende uma avaliação gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar avaliação