Um dos maiores incômodos para as mulheres é a celulite, já que ela faz a pele ficar irregular e com aquele aspecto de “casca de laranja”. Muita gente não sabe, mas o que ocorre, na verdade, é uma inflamação no tecido subcutâneo, por conta de alterações na camada adiposa e na microcirculação.
Mas, afinal, quais são as causas da celulite e como evitá-las? Para esclarecer sua dúvida, preparei um post com os 6 principais fatores que colaboram para que a pele fique com esses indesejáveis furinhos. Confira!
Causas comuns da celulite
1. Predisposição genética
Um dos fatores é hereditário, ou seja, não tem nada a ver com seu estilo de vida. Dessa forma, se sua avó ou mãe já se incomodava com a celulite, você tem grandes chances de também desenvolvê-la.
Nesse caso, o biotipo herdado pode contribuir para a questão: mulheres com o formato ginoide e que, portanto, acumulam mais gordura na região inferior do corpo, são mais propensas a ter os furinhos na pele.
2. Questões hormonais
As oscilações hormonais nas mulheres, como os níveis de estrogênio muito altos, alteram o metabolismo, comprometendo a circulação. Assim, podem ajudar no surgimento ou agravar o quadro de celulite. Nesse caso, é bom saber que o uso de pílulas anticoncepcionais podem contribuir para o problema.
3. Excesso de peso
Estar acima do peso contribui para o aumento da camada adiposa na pele, e, desse modo, é um fator agravante para o desenvolvimento da celulite. No entanto, sabemos que pessoas magras e com peso ideal também sofrem com o incômodo na pele.
4. Sedentarismo
Os exercícios físicos vão favorecer a circulação, acelerar o metabolismo e combater a retenção de líquidos, eliminando, dessa forma, as toxinas do corpo. Com isso, você vai prevenir o aspecto de “casca de laranja” na pele.
Se você não realiza atividade física, comece aos pouquinhos, fazendo, por exemplo, uma caminhada. O importante é se movimentar para cuidar da saúde e também do aspecto da pele.
5. Alimentação inadequada
Uma alimentação desequilibrada e rica em gorduras ruins, açúcares e sal é uma das grandes causas da celulite. Desse modo, a dica é evitar doces, refrigerantes e produtos industrializados, que favorecem o inchaço e o surgimento da gordura localizada, levando à inflamação na pele.
Adote um cardápio rico em legumes, verduras, frutas e grãos. Além disso, beba bastante água, sucos naturais e água de coco para evitar a retenção de líquidos.
6. Cigarro
Quem é fumante está mais propenso a ter celulite, porque as substâncias do cigarro prejudicam a circulação ao causar vasoconstrição. Desse modo há menor oxigenação dos tecidos, favorecendo o acúmulo de toxinas no corpo.
Agora você já conhece as causas da celulite e sabe como é possível evitá-las. Adote um estilo de vida mais saudável, com refeições mais naturais e com a prática de atividade física. Além disso, aposte nos tratamentos estéticos, como as massagens, para ficar bem longe desses furinhos na pele!
Gostou de acompanhar o post que eu trouxe para você? Então fique por dentro de outras novidades, seguindo as minhas páginas no Facebook e no Instagram!