dicas-para-aplicar-o-mindfulness-na-sua-rotina
Dicas para aplicar o mindfulness na sua rotina
25 de junho de 2018

6 atitudes simples para controlar a ansiedade

atitudes simples para controlar a ansiedade

atitudes simples para controlar a ansiedade

atitudes simples para controlar a ansiedade

atitudes simples para controlar a ansiedade

Cada vez mais comum, o distúrbio de ansiedade é tido – ao lado da depressão – como o mal do século. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem com a doença – o maior índice do mundo. Apesar de ser grave, é possível melhorar a sua relação com o distúrbio. Nesse artigo eu vou te contar algumas atitudes simples para controlar a ansiedade.

Primeiro é preciso entender que se sentir ansioso é normal e faz parte das emoções do ser humano. Mas quando esse sentimento extrapola a normalidade e começa a atrapalhar a vida do indivíduo ele torna-se um distúrbio.

Ansiedade é um termo amplo e pode ser divido em outras doenças como Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Ansiedade Generalizada, etc. Geralmente quem sofre com algum tipo da doença sente, basicamente, preocupação e medo excessivos em situações rotineiras. Alguns sintomas físicos e psicológicos podem aparecer, como:

  • Enjoos e vômitos;
  • Tontura ou sensação de desmaio;
  • Falta de ar ou respiração ofegante;
  • Dor ou aperto no peito;
  • Dor de barriga e diarreia;
  • Roer as unhas;
  • Sentir tremores;
  • Falar muito rápido;
  • Tensão muscular;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade para dormir
  • Agitação corporal;
  • Nervosismo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Preocupação;
  • Medo constante;
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer;
  • Descontrole sobre os próprios pensamentos.

 

Apesar de ser uma doença grave e com várias facetas, algumas atitudes simples podem fazer a diferença e ajudar no controle da ansiedade. Separei 6 delas para te ajudar a ter uma vida mais tranquila.

qualidad

6 atitudes simples para controlar a ansiedade

 

Antes de começar a listar as atitudes simples para controlar a ansiedade, é importante lembrar que essas dicas não substituem em hipótese alguma a orientação de um médico Psiquiatra e de um profissional da Psicologia. Se você está sofrendo de algum dos sintomas citados acima, busque ajuda especializada e alie as dicas abaixo com o tratamento adequado.

1 – Respire profundamente

A respiração faz toda a diferença na nossa vida, por isso quando sentir que uma crise de ansiedade vai aparecer, pare tudo e respire profundamente. Sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões até perceber que as batidas do seu coração estão desacelerando e voltando ao normal. Repita o exercício até se sentir calmo e no controle.

2 – Ouça música

Nem sempre dá para parar tudo e ouvir música para relaxar. Mas, se puder, coloque os fones de ouvido, ache aquela playlist com músicas mais calmas e relaxe. Inclusive, pesquisas apontam que a produção de dopamina aumenta 9% quando escutamos música. Remédio para os ouvidos e para a alma!

3 – Pare de comparar a sua vida com a dos outros

Infelizmente temos o péssimo hábito de comparar a nossa vida com a dos outros. E normalmente escolhemos logo aquela pessoa que está em melhor situação – seja ela financeira, amorosa, acadêmica ou trabalhista – para nos compararmos. E com as redes sociais isso piorou ainda mais. Pois bem, pare com essa mania horrível de uma vez por todas. Apesar de mostrar para o mundo que está tudo bem, todo mundo tem problemas, imperfeições, sofre, chora… enfim, todo mundo é completamente normal, assim como você.

4 – Faça exercícios físicos

Se exercitar é um ótimo negócio para o corpo e para mente. Além de tonificar e definir músculos, de promover o controle do peso e deixar o nosso organismo saudável, a atividade física controla a nossa ansiedade e nos deixa focado em uma só atividade por vários minutos. Para completar, se exercitar libera endorfina, aquela substância que deixa a gente feliz da vida.

5 – Pratique o mindfulness

Eu já contei aqui para vocês sobre as maravilhas do mindfulness. A técnica também é ótima para controlar a ansiedade. A meditação é um instrumento poderoso para entrar em contato com o corpo e os nossos sentimentos, dúvidas e frustrações. Com o mindfulness entendemos o que está acontecendo com a gente, compreendemos as nossas fraquezas e nos reconectamos com o nosso corpo, prestando atenção na nossa respiração até que ela volte ao normal. A ideia é aprendermos a lidar com a ansiedade e o estresse.

E por último…

6 – Pense positivamente

A nossa mente é capaz de coisas incríveis e a forma como pensamos pode mudar a nossa realidade. Por isso reclame menos, seja menos pessimista e use o pensamento positivo ao seu favor. Está ansioso por algo que ainda não aconteceu? Então não pense apenas no que de pior pode acontecer. Foque nas coisas boas que surgirão e como elas podem ter resultados mais positivos do que o esperado.

A doença não precisa evoluir para um problema ainda mais grave. Preste atenção em você e perceba o momento de pedir ajuda e colocar em prática essas atitudes para controlar a ansiedade.

Desse jeito a sua qualidade de vida será restabelecida aos poucos e você encontrará o caminho para uma vida mais feliz, saudável e tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar avaliação

       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

close-link