A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:
O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.
A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral e relaxa o corpo.
Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Além disso, para algumas pessoas a drenagem linfática é contraindicada, entre elas pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada, e em pacientes portadores de neoplasias. Por isso, a necessidade de procurar um profissional capacitado.
Quer ficar livre do inchaço? Venha para Corpo S/A. Agende sua avaliação gratuita!
Soluções estéticas invasivas e seus riscos
É preciso encontrar um equilíbrio entre beleza e saúde e apostar em tratamentos e hábitos duradouros para ter bons resultados, sem precisar se arriscar com