A importância das fibras
28 de agosto de 2015
BENEFÍCIOS DO AÇÚCAR DEMERARA
12 de setembro de 2015

Benefícios da Curcumina

imagesO açafrão, também conhecido como cúrcuma, é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre. É nativa do sudeste da Índia, e precisa de temperaturas entre 20°C e 30°C e uma quantidade considerável de precipitação anual para prosperar.

Na medicina ayurvédica, curcumim, um componente da especiaria cúrcuma, tem sido usado há muito tempo. Mas na forma natural, ele não é bem absorvido pelo corpo. Contudo, seguindo um tipo especial de processamento, ele demonstrou possuir um potente efeito anti-inflamatório em camundongos.

Esta ação anti-inflamatória é importante porque ajuda o corpo a combater os invasores estrangeiros e também tem um papel na reparação de danos. Sem a inflamação, patógenos como bactérias poderiam facilmente tomar controle de nossos corpos e nos matar. Embora a inflamação aguda, de curto prazo, seja benéfica, ela pode tornar-se um problema importante quando é crônica (longo prazo) e se tornar um inimigo dos próprios tecidos do corpo.

Além de ser um potente anti-inflamatório, comparado a alguns anti-inflamatórios, a curcumina também é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres, devido à sua estrutura química. Não só isso, a curcumina também aumenta a atividade de enzimas antioxidantes próprias do corpo. Dessa forma, a curcumina entrega um duplo golpe contra os radicais livres. Bloqueia diretamente, em seguida, estimula os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.

O chá de cúrcuma é indicado para tratamento de celulites em virtude do seu poder antioxidante e anti-inflamatório, dando assim uma maior uniformidade à pele.

Outros inúmeros benefícios são relatados a essa especiaria, como prevenção de diversos tipos de câncer, aumento do fator neurotrófico derivado do cérebro, vinculado à melhora da função cerebral e um menor risco de encefalopatias e diminuição do risco de doença cardíaca.

Precisa de mais algum motivo para dar mais sabor a sua comida e ainda cuidar da sua saúde?

Quer mais dicas como esta? Venha para Corpo S/A. Agende sua avaliação gratuita!

 

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/curcuma-o-que-e-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar avaliação

       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

close-link