No dia 15/09 comemoramos o dia do cliente. Você já parou para pensar no que ele significa pra você e para sua empresa? Eu já. Ser cliente não é apenas comprar seu produto ou serviço, vai muito além. E, para que você consiga fidelizar e manter um consumidor ativo em suas compras por um longo tempo, vou te ajudar com algumas dicas:
Descubra o que seu cliente gosta e quer:
Eu sempre digo que não adianta oferecer algo que o consumidor não está interessado ou não goste. Se ele for daquele que não sabe dizer não, vai comprar uma vez por “obrigação” e não voltará mais ao seu estabelecimento. E, se for do tipo que não gosta de nada “empurrado”, vai arrumar logo um jeito de te achar inconveniente.
Atente-se à reclamação do cliente:
O consumidor fica satisfeito quando é ouvido e, principalmente, quando é atendido, apesar da queixa. Ser cliente não é apenas comprar um produto ou serviço, portanto, suas reclamações devem ser levadas em consideração.
Tenha uma comunicação direta e objetiva a respeito do seu produto/serviço:
Gosto de lembrar que fazer uso apenas de termos técnicos não faz sentido, o consumidor quer saber de forma prática quais benefícios ele terá após a compra. Em outras palavras, seja sincero quanto a isso e vocês terão uma relação duradoura e de confiança.
Vá além do que o seu cliente espera:
Eu aposto em superar as expectativas, oferecer mais do que o cliente comprou. Faça dessa forma, o cliente sempre se lembrará do que foi feito e pensado unicamente para ele.
Treine sua equipe:
Equipe bem treinada tem mais disposição e motivação para entregar o melhor e deixar o consumidor cada vez mais satisfeito. Eu conto com uma equipe unida e atenta à tudo que pode fazer nossos clientes mais felizes.
Individualização de atendimento:
Cada ser humano é um e é assim que eu trato os clientes. Indico conhecer um pouco sobre a vida dele (sem ser invasivo demais) e a se preocupar com isso. Ele se sentirá valorizado e você beneficiado por isso.
Gostou das dicas? Mostrei pra vocês a maneira Corpo S/A de atendimento ao cliente, com atenção, carinho e, acima de tudo, individualização. Lembre-se que sem ele seu produto/serviço não tem validade alguma. Portanto, não deixe de valorizar quem faz o seu trabalho valer a pena.