fbpx

O perigo dos sucos industrializados

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Quem não gosta de tomar um suco direto da fruta? Todos nós, não é? Porém, devido à correria do dia a dia, nem sempre encontramos tempo para bater no liquidificador um delicioso suquinho. Com isso, acabamos optando pelas famosas versões de caixinha. Não é de hoje que se sabe sobre os malefícios dos sucos industrializados, mas ainda há muita resistência por parte das pessoas, que gostam das bebidas açucaradas e trazem isso para dentro de casa, como opção para os refrigerantes. O que vocês devem saber que o suco industrializado é tão maléfico quanto um refrigerante!
Uma das principais diferenças entre as bebidas à base de frutas é o teor mínimo de polpa de fruta (isto é, da fruta em si) que cada precisa ter. O suco é o que tem a maior concentração. Os néctares de frutas apresentam cerca de 10% do seu conteúdo em fruta. Os pós para refrescos são feitos com polpa de fruta, entretanto esta representa cerca de 1% ou menos do produto. Ou seja, a quantidade acrescida da fruta ou de sua polpa não pode ser considerada uma fonte de frutas e de seus benefícios.
Sendo assim, fica claro que as frutas ou sucos naturais de frutas apresentam muito mais vantagens nutritivas do que os sucos e néctares industrializados. Isso porque as frutas apresentam quantidades importantes de fibras, micronutrientes (vitaminas e minerais) e substâncias antioxidantes. Uma dica muito importante para que se evite a adição de açúcar aos sucos naturais, é optar pelo uso de frutas frescas e maduras, pois na maioria das vezes apresentam sabor adocicado mais acentuado e são opções infinitamente melhores do que os sucos de caixinha! E antes que você pense nos sucos industrializados diet e light, saiba que eles são tão danosos quanto os açucarados, pois a frutose em si já é um tipo de açúcar. A fruta deve ser preferencialmente comida, pois já na mastigação é possível separar a frutose da fibra e, assim, receber maior valor nutricional e não só a frutose. Para fugir desses e outros riscos é simples: basta trocar o suco por água e comer a fruta in natura.
Quer mais dicas como esta? Venha para Corpo S/A. Agende sua avaliação gratuita!

Leia Mais